OS DOS DOZE FILHOS DE JACÓ


GÊNESIS 37; 44:1-45:10
Versículo para memorização ! Gênesis 45:5
Em Padã-arã Jacó casou-se com duas esposas, Lia e Raquel. Cada uma dessas esposas possuía servas. A serva, ou empregada, de Lia chamava-se Zilpa e a serva de Raquel, Bila. Ambas servas tornaram-se concubinas de Jacó, o que quer dizer que lhe deram filhos legítimos. Não devemos ver isso como a vontade de Deus, pois, apesar de ser uma pratica da época, Deus nunca pretendeu que os homens tivessem concubinas ou mais de uma esposa (Mateus 9:4-6). Podemos agradecer a Deus por, pelos séculos, usar homens para fazer sua obra apesar da natureza e práticas pecaminosas deles.
Jacó teve doze filhos, nascidos na seguinte ordem: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Esses homens são muito importantes porque são basicamente os pais das doze tribos de Israel.
Jacó era parcial para José e José era favorecido por Deus com visões e revelações de Deus. Por isso, José foi invejado e odiado por seus irmãos. Um dia, quando José saiu para ver o que seus irmãos mais velhos estavam fazendo com os rebanhos no campo, conspiraram matá-lo. Deus, porém, interveio e venderam José a mercadores medianitas, invés de matá-lo. Depois, medianitas venderam-no como escravo a Potifar (o capitão da guarda do faraó egípcio). Que crime terrível! Pense em como aqueles homens eram sem coração e impiedosos o suficiente para vender seu próprio irmão.
Deus não estava dormindo durante tudo isso, mas escolheu usar o pecado deles para seu próprio bem e para a execução de Seu plano. Muitos anos mais tarde, esses mesmos dez homens, que haviam vendido seu irmão, foram ao Egito comprar milho durante um período de escassez. Lá encontraram seu irmão José. Depois de duas viagens, apresentou-se a eles e os mandou para casa para buscar Jacó, seu pai. Toda a família mudou para o Egito, onde foram salvos da escassez. A família de Jacó viveu no Egito por aproximadamente quatrocentos anos a partir de então.
Perguntas ! OS DOS DOZE FILHOS DE JACÓ
1. Quem foi a primeira esposa de Jacó?
2. Qual das esposas Jacó amava mais?
3. Que problema perturbou Raquel?
4. Quantos filhos teve Lia?
5. Quem era o filho mais velho de Jacó?
6. Quem era seu filho mais jovem?
7. Quem era seu filho preferido?
8. Quem eram os filhos de Raquel?
9. Como Deus favoreceu José?
10. Como os irmãos de José se sentiram em relação a ele?
11. Qual foi a maldade que os irmãos de José planejaram contra ele?
12. O que realmente fizeram a ele?
13. Qual foi o povo que levou José para o Egito?
14. Por quanto os irmãos de José o venderam?
15. Qual irmão quis libertar José e devolve-lo a sua casa?
16. Qual irmão sugeriu vender José?
17. Como os irmãos de José deram conta dele a Jacó?
18. José foi vendido para qual homem no Egito?
19. O que esse homem fazia e para quem?
20. Como isso tudo contribuiu para o bem da casa de Jacó?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br