NINRODE E A TORRE DE BABEL


GÊNESIS 10:8-12, 11:1-9
Versículo para memorização Gênesis 11:7
Já se sabe sobre o Cão, sobre quem Deus pronunciou uma maldição. O filho mais velho de Cão era Cuxe. Cuxe teve um filho chamado Ninrode. Ninrode foi uma pessoa poderosa e muitas pessoas o seguiram, tendo-o como líder. Alguém poderia perguntar como podia haver tantas pessoas a seguir aquele que é apenas o neto de Cão. Mas, se você olhar a idade de Sem quando morreu e a idade com que seus filhos tiveram filhos, você pode ver que até Cão chegar a 600 anos e seu neto Ninrode chegar a quatrocentos ou mais, havia, apenas entre as descendentes de Cão, milhares de pessoas vivendo sobre a terra.
Ninrode era um homem como Caim. Escolheu unir-se a Deus e o céu pela obra das suas mãos, então propôs a construção de uma torre. Era para ser um lugar de adoração universal. O povo falaram todos a mesma língua e Ninrode raciocinaram que poderiam unir-se religiosamente e politicamente pela força. O trabalho que começaram (a torre de Babel) é uma das grandes maravilhas do mundo. Era colossal em tamanho, podendo ser comparada às grandes pirâmides do Egito ou do Velho México. Era para ser um lugar de adoração e idolatria. Mais tarde, essa cidade tornou-se Babilônia, que é um símbolo de tudo aquilo que é contra o povo de Deus. Muitos dos emblemas, estátuas e idéias que fazem parte de religiões hoje vieram da civilização idólatra de Ninrode. Até o livro de Apocalipse fala da Babilônia como símbolo da religião Satânica (Apocalipse 17).
O problema com a idéia de todos os homens juntarem seu governo, religião, língua etc. é que Deus não tolerará isso. Idéias de um mundo agrupado são de Satanás e não de Deus. Deus quer que os homens dependam Dele, e não de um a outro. Ele quer que O adoremos em espírito e em verdade, e não a estátuas, cruzes ou prédios. Por isso, Deus veio e confundiu a língua e, assim, não podiam entender uns aos outros. Sua obra parou e espalharam-se por toda a terra para povoá-la, como Deus lhes havia dito inicialmente.
Hoje em dia os homens ainda estão tentando chegar a um governo mundial e estabelecer uma religião mundial. Opor-se a esses esforços é perigoso, porem os cristãos devem resistir isso, sabendo que é de Satanás.
Perguntas ! NINRODE E A TORRE DE BABEL
1.  Quem era Ninrode?
2.  Que parentesco tinha com Cuxe? Cão? Noé?
3.  Ninrode foi chamado o poderoso de que?
4.  Qual era o nome da cidade de Ninrode?
5.  Que cidade ela se tornou mais tarde?
6.  Qual era a principal estrutura dessa cidade?
7.  O que foi usado como material de construção?
8.  Qual é a diferença entre o falar daquele tempo e de hoje?
9.  Em quais terras construíram a cidade?
10. Por que essa cidade foi chamada Babel?
11. Ter uma única língua, governo e religião é uma boa idéia?
12. Por que Deus não permitirá isso?
13. Que meios Deus usou para deter isso?
14. Ninrode era parecido com qual personagem anterior ao dilúvio?
15. Quais idéias não-bíblicas os homens têm tomado de Ninrode?
16. A terra em que viviam era plana ou montanhosa?
17. O que eles queriam que o topo da torre atingisse?
18. Os filhos de Noé chegaram a viver quantos anos, aproximadamente?
19. Hoje em dia os homens concordam com a filosofia religiosa de Ninrode?
20. Qual é o seu nome moderno?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br