NEEMIAS


NEEMIAS - CAPÍTULOS 1,2 E 13
Versículo para memorização - Neemias 4:6
Isaías e Jeremias profetizaram que o povo de Deus entraria em cativeiro. Predisseram também que o povo retornaria à sua terra depois de um determinado período de tempo. Daniel entendeu que esse período de cativeiro seria de setenta anos (Daniel 9:2). Depois desses setenta anos terem terminado, Deus moveu o coração de um homem corajoso e justo para conduzir a reconstrução de Jerusalém. O nome desse homem era Neemias.
Neemias recebeu uma mensagem de que a casa de seus pais estava em ruínas, que as muralhas foram quebradas e os portões queimados. Seu coração se partiu e ele orou, confessou os seus pecados e aqueles cometidos por seus antepassados, implorando a Deus que mandasse alguém para restituir Jerusalém. Começou a orar e a lamentar por isso em dezembro mas foi quatro meses depois quando o rei notou aquele grande peso sobre o seu coração.
Deus moveu o coração desse rei pagão de uma maneira que não somente deixou que seu servo Neemias partisse, mas também tomou providências para que Neemias tivesse permissão para passar pela região e ajudou a provê-lo com o material necessário para a reconstrução das muralhas da cidade.
Porém, o povo de Deus sempre teve inimigos e, nesse caso, não foi diferente. Os inimigos de Neemias eram Sambalate e Tobias. Primeiro, tentaram atacar, porém quando isso falhou, tentaram associar-se para que pudessem sabotar o trabalho. Zombaram de Neemias e de seus companheiros, mas esses estavam dispostos a trabalhar e lutar por seu direito de reconstruir as muralhas. Muitas vezes trabalharam com espadas ao seu lado e a tarefa foi cumprida.
Depois de as muralhas terem sido reconstruídas e Neemias ter retornado, conforme sua promessa ao rei da Pérsia, o sacerdote Eliasibe poluiu a casa de Deus ao violar as leis da separação e permitir a entrada de Tobias. Neemias retornou posteriormente para manter essas questões em ordem. Purificou a casa de Deus, restituiu o sábado e repreendeu a união matrimonial com outras raças.
Perguntas ! NEEMIAS
1. Quanto tempo durou o cativeiro de Israel?
2. Quem entendeu pelos livros o número de anos?
3. Cite um profeta que predisse esse tempo.
4. Como Neemias tomou conhecimento da condição em que se encontrava a terra de seus pais?
5. Qual foi sua resposta à notícia?
6. Quanto tempo orou por isso?
7. Em que trabalhava para o rei?
8. O que o rei notou de estranho em relação a Neemias?
9. Qual foi a resposta do rei quando Neemias contou-lhe sobre seu encargo?
10. Que provisão houve para a viagem de Neemias?
11. Que provisão houve para o material de sua construção?
12. Quem eram seus inimigos?
13. Com o que Sambalate e Tobias estavam infelizes?
14. Os trabalhadores das muralhas estavam dispostos a fazer duas coisas, quais?
15. Quem era o sumo sacerdote naquele tempo?
16. Que homem maldoso era seu amigo?
17. O que esse sacerdote fez para esse amigo pecador?
18. Por que Neemias não evitou que isso acontecesse?
19. O que Neemias fez quando retornou e soube disso?
20. Aponte duas outras coisas que Neemias corrigiu em seu retorno a Jerusalém.

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br