Neemias 8.13-18

Celebração da Festa dos Tabernáculos



13) Ora, no dia seguinte ajuntaram-se os cabeças das casas paternas de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, na presença de Esdras, o escriba, para examinarem as palavras da lei
14) e acharam escrito na lei que o Senhor, por intermédio de Moisés, ordenara que os filhos de Israel habitassem em cabanas durante a festa do sétimo mês
15) e que publicassem e fizessem passar pregão por todas as suas cidades, e em ramos de oliveiras, de zambujeiros e de murtas, folhas de palmeiras, e ramos de outras árvores frondosas, para fazerdes cabanas, como está escrito.
16) Saiu, pois, o povo e trouxe os ramos e todos fizeram para si cabanas, cada um no eirado da sua casa, nos seus pátios, nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim.

17) E toda a comunidade dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas, e habitaram nelas pois não tinham feito assim os filhos de Israel desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia. E houve mui grande regozijo.
18) E Esdras leu no livro da lei de Deus todos os dias, desde o primeiro até o último e celebraram a festa por sete dias, e no oitavo dia houve uma assembléia solene, segundo a ordenança.