MOISÉS, GUIA DE ISRAEL


ÊXODO 19:14-25; NÚMEROS 20:1-13; DEUTERONÔMIO 34:1-12
Versículo para memorização ! Números 20:12
Depois do anjo da morte ter passado pelo Egito, matando todos os primogênitos, o Faraó disse a Moisés para pegar Israel e deixar a terra, e assim a viagem começou. Por causa da grande libertação, Moisés se tornou grande aos olhos de Israel. Porém, logo depois, o Faraó mudou de idéia e saiu para procurá-los. O povo então se manifestou contra Moisés e o acusou de por suas vidas e as vidas de seus filhos em risco. Moisés os instruiu a serem calmos, quietos e a olhar para a salvação de Deus. Foi exatamente isso que viram quando Deus abriu o Mar Vermelho e os israelitas atravessaram o chão seco. Quando os egípcios tentaram atravessar, o mar se fechou e todos pereceram.
Uma coisa que marcou profundamente o ministério de Moisés foi que ele ouviu Deus e seguiu Deus. Nos anos seguintes, Israel rememoraria e se regozijaria com Moisés prometendo ser fies a ele. Mas nem sempre isto aconteceria. Resistiam Moisés continuamente, falavam mal dele, contendiam com ele e ameaçavam apedrejá-lo até a morte. Moisés permaneceu fiel, recebeu a lei de Deus e instruiu Israel nela. Recebeu instruções sobre o Tabernáculo e o construiu adequadamente. Instituiu o Sacerdócio Levita segundo o divino plano de Deus e todo o tempo conduziu Israel com os olhos em Deus e mão firme sobre o povo rebelde e desobediente.
Entretanto, Moisés nem sempre obedeceu. Lembra-se de uma vez em que Deus disse-lhe para falar à rocha (em fé) e Moisés golpeou a rocha (obras). Por isso não foi permitido que o próprio Moisés conduzisse Israel até a terra prometida.
Há uma grande doutrina bíblica expressa na inabilidade de Moisés conduzi-los até Canaã. Moisés representa a lei que nunca pode conceder descanso, porque sempre mostra o pecado. Josué os conduzirá até lá porque representa Cristo, o único que pode nos dar descanso.
Sua fé está na obediência à lei ou na graça de Deus? Se você está confiando em suas obras, nunca entrará na santa presença de Deus.
Perguntas ! MOISÉS, GUIA DE ISRAEL
1. O que aconteceu na noite anterior a Israel deixar o Egito?
2. O Faraó queria que o povo fosse, quando saíram?
3. Por que o Faraó disse-lhes para sair?
4. Como Deus apareceu para Israel e o conduziu?
5. Qual foi o primeiro obstáculo de Israel depois de deixar o Egito?
6. Como foi que Moisés e Israel cruzaram o Mar Vermelho?
7. Israel foi bondoso e obediente a Deus?
8. Deus tratava Israel e os egípcios da mesma forma? (Explique)
9. Onde Moisés recebeu a lei?
10. Qual construção Moisés dirigiu?
11. Moisés era obediente aos desejos do povo?
12. Com qual violência Israel ameaçou Moisés?
13. O Sacerdócio foi designado de acordo com plano de quem?
14. Como Israel sabia quais eram os planos de Deus?
15. Moisés sempre obedeceu a Deus?
16. Se Moisés desobedeceu, foi em qual modo?
17. Qual o resultado do pecado de Moisés?
18. Para onde Moisés foi antes de morrer?
19. Qual a idade de Moisés quando morreu?
20. Qual era a condição física de Moisés quando morreu?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br