Lamentações 4.1-11

A devastação do povo e de seus líderes



1) Como se escureceu o ouro! como se mudou o ouro puríssimo! como estão espalhadas as pedras do santuário pelas esquinas de todas as ruas!
2) Os preciosos filhos de Sião, comparáveis a ouro puro, como são agora reputados por vasos de barro, obra das mãos de oleiro!
3) Até os chacais abaixam o peito, dão de mamar aos seus filhos mas a filha do meu povo tornou-se cruel como os avestruzes no deserto.
4) A língua do que mama fica pegada pela sede ao seu paladar os meninos pedem pão, e ninguém lho reparte.
5) Os que comiam iguarias delicadas desfalecem nas ruas os que se criavam em escarlata abraçam monturos.
6) Pois maior é a iniqüidade da filha do meu povo do que o pecado de Sodoma, a qual foi subvertida como num momento, sem que mão alguma lhe tocasse.
7) Os seus nobres eram mais alvos do que a neve, mais brancos do que o leite, eram mais ruivos de corpo do que o coral, e a sua formosura era como a de safira.
8) Mas agora escureceu-se o seu parecer mais do que o negrume eles não são reconhecidos nas ruas a sua pele se lhes pegou aos ossos secou-se, tornou-se como um pau. .
9) Os mortos à espada eram mais ditosos do que os mortos à fome, pois estes se esgotavam, como traspassados, por falta dos frutos dos campos.
10) As mãos das mulheres compassivas cozeram os próprios filhos estes lhes serviram de alimento na destruição da filha do meu povo.
11) Deu o Senhor cumprimento ao seu furor, derramou o ardor da sua ira e acendeu um fogo em Sião, que consumiu os seus fundamentos.