Lamentações 2.1-10

Como o próprio Deus destruiu Israel



1) Como cobriu o Senhor de nuvens na sua ira a filha de Sião! derrubou do céu à terra a glória de Israel, e no dia da sua ira não se lembrou do escabelo de seus pés.
2) Devorou o Senhor sem piedade todas as moradas de Jacó derrubou no seu furor as fortalezas da filha de Judá abateu-as até a terra. Tratou como profanos o reino e os seus príncipes.
3) No furor da sua ira cortou toda a força de Israel retirou para trás a sua destra de diante do inimigo e ardeu contra Jacó, como labareda de fogo que tudo consome em redor.
4) Armou o seu arco como inimigo, firmou a sua destra como adversário, e matou todo o que era formoso aos olhos derramou a sua indignação como fogo na tenda da filha de Sião.
5) Tornou-se o Senhor como inimigo devorou a Israel, devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas, e multiplicou na filha de Judá o pranto e a lamentação.
6) E arrancou a sua cabana com violência, como se fosse a de uma horta destruiu o seu lugar de assembléia o Senhor entregou ao esquecimento em Sião a assembléia solene e o sábado e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote.
7) Desprezou o Senhor o seu altar, detestou o seu santuário entregou na mão do inimigo os muros dos seus palácios deram-se gritos na casa do Senhor, como em dia de reunião solene.
8) Resolveu o Senhor destruir o muro da filha de Sião estendeu o cordel, não reteve a sua mão de fazer estragos fez gemer o antemuro e o muro eles juntamente se enfraquecem.
9) Sepultadas na terra estão as suas portas ele destruiu e despedaçou os ferrolhos dela o seu rei e os seus príncipes estão entre as nações não há lei também os seus profetas não recebem visão alguma da parte do Senhor.
10) Estão sentados no chão os anciãos da filha de Sião, e ficam calados lançaram pó sobre as suas cabeças cingiram sacos as virgens de Jerusalém abaixaram as suas cabeças até o chão.