Lamentações 1.1-11

A derrota, humilhação, sofrimento e pecado de Jerusalém



1) Como está sentada solitária a cidade que era tão populosa! tornou-se como viúva a que era grande entre as nações! A que era princesa entre as províncias tornou-se avassalada!
2) Chora amargamente de noite, e as lágrimas lhe correm pelas faces não tem quem a console entre todos os seus amantes todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela tornaram-se seus inimigos.
3) Judá foi para o cativeiro para sofrer aflição e dura servidão ela habita entre as nações, não acha descanso todos os seus perseguidores a alcançaram nas suas angústias.
4) Os caminhos de Sião pranteiam, porque não há quem venha à assembléia solene todas as suas portas estão desoladas os seus sacerdotes suspiram as suas virgens estão tristes, e ela mesma sofre amargamente.
5) Os seus adversários a dominam, os seus inimigos prosperam porque o Senhor a afligiu por causa da multidão das suas transgressões os seus filhinhos marcharam para o cativeiro adiante do adversário.
6) E da filha de Sião já se foi todo o seu esplendor os seus príncipes ficaram sendo como cervos que não acham pasto e caminham sem força adiante do perseguidor.
7) Lembra-se Jerusalém, nos dias da sua aflição e dos seus exílios, de todas as suas preciosas coisas, que tivera desde os tempos antigos quando caía o seu povo na mão do adversário, e não havia quem a socorresse, os adversários a viram, e zombaram da sua ruína.
8) Jerusalém gravemente pecou, por isso se fez imunda todos os que a honravam a desprezam, porque lhe viram a nudez ela também suspira e se volta para trás.
9) A sua imundícia estava nas suas fraldas não se lembrava do seu fim por isso foi espantosamente abatida não há quem a console vê, Senhor, a minha aflição pois o inimigo se tem engrandecido.
10) Estendeu o adversário a sua mão a todas as coisas preciosas dela pois ela viu entrar no seu santuário as nações, acerca das quais ordenaste que não entrassem na tua congregação.
11) Todo o seu povo anda gemendo, buscando o pão deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para refazerem as suas forças. Vê, Senhor, e contempla, pois me tornei desprezível.