JOSÉ


GÊNESIS 39-41
Versículo para memorização - Gênesis 39:2
José foi o décimo primeiro filho de Jacó. Porém, o que fez dele tão importante foi ter sido um servo escolhido do Senhor. Como de costume, Satanás vive ao redor dos filhos de Deus tentando causar-lhes problemas. Aqui ele usou a mulher de Potifar (uma mulher má) para tentar destruir José. Quando José refutou pecar com ela, ela mentiu e afirmou a Potifar que José tinha pecado contra ele. Então Potifar colocou José na prisão.
Isso não mudou os planos de Deus para José, Deus estava com ele na prisão e usou esse aprisionamento para colocá-lo na casa do Faraó. Na prisão, estavam juntamente com José, o padeiro e o mordomo do Faraó. Cada um deles teve um sonho interpretado por José. O padeiro seria enforcado a o mordomo voltaria a sua posição. José disse ao mordomo que se lembrasse dele junto a Faraó. Durante dois anos o mordomo não se lembrou de José, então, na hora certa, quando o Faraó teve um sonho, o mordomo se lembrou de José, o revelador de sonhos. José foi, então, levado ao Faraó e interpretou o sonho do Faraó, prenunciando 7 anos de abundância e, logo após, 7 anos de fome. Isso permitiu ao Faraó abastecer os depósitos de grãos do Egito durante os 7 anos de grande produção. Devido ao conselho sábio (divino) de José, foi-lhe dado a responsabilidade de cuidar dos depósitos de grãos, e promovido a governador de todo o Egito. Isso resultou na salvação de toda a casa de Jacó.
Você se lembra da lição anterior, em que José levou seus irmãos e seu pai a Egito durante o tempo de fome. Por causa de José ser um excelente governador, sua família foi altamente honrada, recebendo a terra de Gósen para viver.
Quando José morreu, mencionou que um dia Deus resgataria a casa de Israel do Egito e deu ordens para que, quando esse resgate viesse, seus ossos fossem levados e enterrados em Canaã. Isso aconteceu muitos anos mais tarde.
Perguntas ! JOSÉ
1. Qual foi a ordem numérica do nascimento de José?
2. José foi temente a Deus?
3. Deus protegeu José de problemas?
4. Deus acompanhou José em seus problemas?
5. Quem Satanás usou para atacar José?
6. Qual foi a conseqüência da mentira dela?
7. O que ela usou como prova para manter sua mentira?
8. José ficou triste e deprimido na prisão?
9. Quais duas pessoas estiveram na prisão com José?
10. Quem trouxe José a estar junto com esses dois homens?
11. O que José fez para esses dois homens?
12. Qual foi o destino desses dois homens?
13. Qual foi o favor que José aparentemente pediu ao mordomo?
14. O mordomo honrou o pedido de José? Se sim, quando?
15. O que fez o mordomo relembrar-se?
16. O que Faraó sonhou?
17. Qual foi o significado do sonho?
18. Qual foi o valor resultante do sonho?
19. Quem foi posto para cuidar do estoque de comida?
20. Que ordem José deu antes da sua morte?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br