JONAS


JONAS 1:1-4:11
Versículo para memorização - Jonas 1:17
No tempo de Eliseu, durante o reinado de Joás, um dos bons reis de Judá, havia um outro profeta muito conhecido (II Reis 14:25). Não é conhecido por algum milagre que tenha feito, nem por uma grande mensagem que tenha pregado ou por tomar alguma posição firme por Deus, mas por um trabalho milagroso que Deus fez nele e para ele, apesar de sua desobediência. Seu nome era Jonas. Freqüentemente, não é conhecido que Jonas era um contemporâneo de Eliseu, mas II Reis 14:25 nos ensinaria isto.
Deus disse a Jonas que fosse a uma cidade muito grande e pecaminosa, Níneve, e pregasse-lhes destruição a eles por causa do pecado deles. Jonas não queria ir porque era um Judeu que se considerava auto-justo e os Ninivitas eram gentios pecadores. Jonas fugiu de Deus, comprou uma passagem e embarcou em um navio para Társis. Deus enviou um grande temporal e os marinheiros ficaram com muito medo, pois parecia que o navio seria quebrado em pedaços. Quando lhes disseram que lançassem Jonas ao mar, porque Deus havia mandado a tempestade por sua causa, relutantemente o fizeram. A tempestade cessou, e os marinheiros creram em Deus e o adoraram.
Deus havia preparado um grande peixe para essa ocasião, e ele engoliu Jonas. Depois de três dias no ventre da baleia, Jonas foi vomitado em terra seca. Correu para Níneve e começou a pregar: "daqui a quarenta dias, Deus destruirá esta cidade".
Quando o povo de Níneve ouviu isso, arrependeu-se de seus pecados e Deus os poupou por algum tempo. Imaginaria que um pregador se alegraria ao ver sua mensagem tão aproveitada, mas nesse caso, Jonas não se alegrou.
Quando Jonas viu a misericórdia de Deus em relação a Níneve, ficou irado. Sentiu que Deus o havia decepcionado, mostrando misericórdia por um povo pecadora e condenado, mas Deus, por meio de uma lição pela aboboreira, ensinou-lhe sobre Sua bondade e misericórdia.
Jesus verificou pessoalmente a história de Jonas sendo engolido pela baleia e disse que isso é um sinal enviado por Deus de Sua própria morte, sepultamento e ressurreição (Mateus 12:39-41). Qualquer pessoa que nega o estória de Jonas, na verdade, nega a veracidade de Jesus Cristo.
Perguntas ! JONAS
1. Quem foi um outro profeta que viveu na época de Jonas?
2. Jonas fazia milagres como Eliseu?
3. Era obediente a Deus como Eliseu?
4. Onde Deus disse a Jonas que fosse pregar?
5. Por que Jonas não quis obedecer?
6. Em vez de obedecer, para onde Jonas tentou ir?
7. O que Deus fez para interferir nesses planos?
8. Os marinheiros eram crentes em Deus?
9. Estavam dispostos a lançar Jonas ao mar?
10. Por que consentiram em atirá-lo para fora do barco?
11. O que aconteceu em relação ao seu navio naquele momento?
12. Que efeito isso teve sobre os marinheiros?
13. O que inibiu Jonas de afogamento?
14. Quanto tempo Jonas ficou dentro da baleia?
15. Como saiu?
16. O que fez quando saiu?
17. Como Níneve respondeu a sua pregação?
18. O que Deus fez que desagradou Jonas?
19. O que Deus fez para ensinar a Jonas o pecado de seu aborrecimento?
20. Jesus diz que o sinal de Jonas refere-se a quê?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br