Joel 1.2-2.11

A destruição pelas locustas



1) Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
2) Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?
3) Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a transmitam a seus filhos, e os filhos destes à geração seguinte.
4) O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu.
5) Despertai, bêbedos, e chorai gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto porque tirado é da vossa boca.
6) Porque sobre a minha terra é vinda uma nação poderosa e inumerável. os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de uma leoa.
7) Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca à minha figueira despiu-a toda, e a lançou por terra os seus sarmentos se embranqueceram.
8) Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.
9) Está cortada da casa do Senhor a oferta de cereais e a libação os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.
10) O campo está assolado, e a terra chora porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta.
11) Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada porque a colheita do campo pereceu.
12) A vide se secou, a figueira se murchou a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens.
13) Cingi-vos de saco e lamentai-vos, sacerdotes uivai, ministros do altar entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus porque foi cortada da casa do vosso Deus a oferta de cereais e a libação.
14) Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.
15) Ai do dia! pois o dia do senhor está perto, e vem como assolação da parte do Todo-Poderoso.
16) Porventura não está cortado o mantimento de diante de nossos olhos? a alegria e o regozijo da casa do nosso Deus?
17) A semente mirrou debaixo dos seus torrões os celeiros estão desolados, os armazéns arruinados porque falharam os cereais.
18) Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto também os rebanhos de ovelhas estão desolados.
19) A ti clamo, ó Senhor porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo.
20) Até os animais do campo suspiram por ti porque as correntes d'água se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.


1) Tocai a trombeta em Sião, e dai o alarma no meu santo monte. Tremam todos os moradores da terra, porque vem vindo o dia do Senhor já está perto
2) dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de negrume! Como a alva, está espalhado sobre os montes um povo grande e poderoso, qual nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração:
3) Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa a terra diante dele é como o jardim do Édem mas atrás dele um desolado deserto sim, nada lhe escapa.
4) A sua aparência é como a de cavalos e como cavaleiros, assim correm.
5) Como o estrondo de carros sobre os cumes dos montes vão eles saltando, como o ruído da chama de fogo que consome o restelho, como um povo poderoso, posto em ordem de batalha.
6) Diante dele estão angustiados os povos todos os semblantes empalidecem.
7) Correm como valentes, como homens de guerra sobem os muros e marcham cada um nos seus caminhos e não se desviam da sua fileira.
8) Não empurram uns aos outros marcham cada um pelo seu carreiro abrem caminho por entre as armas, e não se detêm.
9) Pulam sobre a cidade, correm pelos muros sobem nas casas entram pelas janelas como o ladrão.
10) Diante deles a terra se abala tremem os céus o sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.
11) E o Senhor levanta a sua voz diante do seu exército, porque muito grande é o seu arraial e poderoso é quem executa a sua ordem pois o dia do Senhor é grande e muito terrível, e quem o poderá suportar?