JACÓ


GÊNESIS 28-29
Versículo para memorização ! Gênesis 28:1
(Estudantes mais sérios deveriam ler até o capítulo 33)
Depois de obter a benção astuciosamente, Jacó foi forçado a fugir da terra de Canaã para escapar a morte. Deixou sua casa e foi a Padã-arã para a casa de Labão (seu tio) para conseguir uma esposa. Enquanto viajava, passou uma noite muito especial num lugar que mais tarde veio a ser chamado Betel e que viria a ter um papel muito importante em sua vida. Naquela noite, enquanto dormiu, teve um sonho no qual era uma visão de uma escada que chegava ao céu, com anjos subindo e descendo. Em reação a essa experiência, Jacó fez votos muito importantes (Gênesis 28:18-22). Nem sempre manteve esses votos, mas eles tiveram grande efeitos sobre ele.
Quando chegou na cidade de Labão, imediatamente encontrou Raquel e a amou à primeira vista. Negociou com o pai dela trabalhar 7 anos para obtê-la. Terminado esse prazo, Labão deu-lhe Lia (a irmã mais velha de Raquel) em vez de Raquel. Será que Jacó estaria colhendo o que semeou? Depois disso, Jacó trabalhou outros 7 anos para obter Raquel e ainda outros 7 anos por muito gado e rebanho.
Depois disso, deixou Padã-arã para retornar a Betel. Agora tinha 11 filhos e muitas propriedades, mas não o que poderia ter se tivesse recebido a benção do jeito de Deus em vez de agarrar a benção. Isaque foi um homem rico e Jacó era o principal herdeiro de sua riqueza.
Enquanto Jacó chegava mais próxima a sua terra natal, seu coração encheu-se de temor do seu irmão. Enquanto planejava e esquematizava certa noite, um homem (anjo) de Deus veio e contendeu com Jacó. Em sua teimosia Jacó combatia com força, mas, assim que chegou a noite, o anjo fez que Jacó ficasse sem ação e dependente. Enquanto Jacó agarrava-o humilde e dependentemente, foi abençoado por Deus e seu nome foi alterado. Andou mancado até a morte, mas, agora, dependente, não é mais Jacó o enganador, mas Israel "príncipe de Deus" (Gênesis 32:24-28).
Essa posição teve início com a escolha de Deus por Jacó. (Romanos 9:11-13). Foi efetuada pela graça persistente de Deus sobre ele.
Perguntas ! JACÓ
1. Qual era o nome dos outros membros da família de Jacó?
2. Para onde a viagem de Jacó o levou, saindo de casa?
3. Onde Jacó passou a primeira noite?
4. Qual foi a visão de Jacó aquela noite?
5. Que marcador Jacó deixou dessa experiência?
6. Qual era o nome de Betel antes que Jacó mudou-o?
7. Que promessa Jacó fez a Deus lá?
8. Quem Jacó encontrou primeiro ao chegar a Padã-arã?
9. O que ela estava fazendo?
10. Qual era o nome do pai dela?
11. Qual era o nome da irmã dela?
12. Quem foi a primeira esposa de Jacó?
13. Que artifício Labão usou com Jacó?
14. Quanto tempo Jacó trabalhou para Labão?
15. Quantos filhos tinha quando deixou Padã-arã?
16. Qual de suas esposas Jacó amava mais?
17. Qual era o grande medo de Jacó quando voltava a Betel?
18. Onde Jacó encontrou o contendor?
19. O nome de Jacó foi mudado para qual?
20. Qual é o significado de ambos os nomes?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br