Ezequiel 34:1-10

Profecia contra os pastores infiéis de Israel



1) Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2) Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
3) Comeis a gordura, e vos vestis da lã matais o cevado mas não apascentais as ovelhas.
4) A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
5) Assim se espalharam, por não haver pastor e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
6) As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procurasse, ou as buscasse.
7) Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
8) Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas
9) portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
10) Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto.