Ezequiel 33:21-33

O castigo de Israel por causa da sua presunção



21) No ano duodécimo do nosso cativeiro, no décimo mês, aos cinco dias do mês, veio a mim um que tinha escapado de Jerusalém, dizendo: Caída está a cidade.
22) Ora a mão do Senhor estivera sobre mim pela tarde, antes que viesse o que tinha escapado e ele abrirá a minha boca antes que esse homem viesse ter comigo pela manhã assim se abriu a minha boca, e não fiquei mais em silêncio.
23) Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
24) Filho do homem, os moradores destes lugares desertos da terra de Israel costumam dizer: Abraão era um só, contudo possuiu a terra mas nós somos muitos certamente nos é dada a terra por herança.
25) Dize-lhes portanto: Assim diz o Senhor Deus: Comeis a carne com o seu sangue, e levantais vossos olhos para os vossos ídolos, e derramais sangue! porventura haveis de possuir a terra?
26) Vós vos estribais sobre a vossa espada cometeis abominações, e cada um contamina a mulher do seu próximo! e haveis de possuir a terra?
27) Assim lhes dirás: Assim disse o Senhor Deus: Vivo eu, que os que estiverem em lugares desertos cairão à espada, e o que estiver no campo aberto eu o entregarei às feras para ser devorado, e os que estiverem em lugares fortes e em cavernas morrerão de peste.
28) E tornarei a terra em desolação e espanto, e cessará a soberba do seu poder e os montes de Israel ficarão tão desolados que ninguém passará por eles.
29) Então saberão que eu sou o Senhor, quando eu tornar a terra em desolação e espanto, por causa de todas as abominações que cometeram.
30) Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas e fala um com o outro, cada qual a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor.
31) E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração vai após o lucro.
32) E eis que tu és para eles como uma canção de amores, canção de quem tem voz suave, e que bem tange porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.
33) Quando suceder isso (e há de suceder), saberão que houve no meio deles um profeta.