Ezequiel 33:10-20

O Senhor julga justamente



10) Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós definhamos neles, como viveremos então?
11) Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos pois, por que morrereis, ó casa de Israel?
12) Portanto tu, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão e, quanto à impiedade do ímpio, por ela não cairá ele no dia em que se converter da sua impiedade nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar.
13) Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, nenhuma das suas obras de justiça será lembrada mas na sua iniqüidade, que praticou, nessa morrerá.
14) Demais, quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás se ele se converter do seu pecado, e praticar a retidão
15) se esse ímpio, restituir o penhor, devolver o que ele tinha furtado, e andar nos estatutos da vida, não praticando a iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.
16) Nenhum de todos os seus pecados que cometeu será lembrado contra ele praticou a retidão e a justiça, certamente viverá.
17) Todavia, os filhos do teu povo dizem: Não é reto o caminho do Senhor mas o próprio caminho deles é que não é reto.
18) Quando o justo se apartar da sua justiça, praticando a iniqüidade, morrerá nela
19) e, quando o ímpio se converter da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça, por estas viverá.
20) Todavia, vós dizeis: Não é reto o caminho do Senhor. Julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel.