Ezequiel 32:17-32

Lamentação sobre o Egito



17) Também sucedeu que, no ano duodécimo, aos quinze do mês, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
18) Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egito, e faze-a descer, a ela e às filhas das nações majestosas, até as partes inferiores da terra, juntamente com os que descem à cova.
19) A quem sobrepujas tu em beleza? Desce, e deita-te com os incircuncisos.
20) No meio daqueles que foram mortos à espada eles cairão à espada ela está entregue arrastai-a e a toda a sua multidão.
21) Os poderosos entre os valentes lhe falarão desde o meio do Seol, com os que o socorrem já desceram, jazem quietos os incircuncisos, mortos a espada.
22) Ali está Assur com toda a sua companhia. Em redor dele estão os seus sepulcros todos eles foram mortos, caíram à espada.
23) Os seus sepulcros foram postos no mais interior da cova, e a sua companhia está em redor do seu sepulcro foram mortos, caíram à espada todos esses que tinham causado espanto na terra dos viventes.
24) Ali está Elão com toda a sua multidão em redor do seu sepulcro foram mortos, cairam a espada, e desceram incircuncisos às partes inferiores da terra, todos esses que causaram terror na terra dos viventes e levaram a sua vergonha juntamente com os que descem à cova.
25) No meio dos mortos lhe puseram a cama entre toda a sua multidão ao redor dele estão os seus sepulcros todos esses incircuncisos foram mortos à espada porque causaram terror na terra dos viventes e levaram a sua vergonha com os que descem à cova. Está posto no meio dos mortos.
26) Ali estão Meseque, Tubal e toda a sua multidão ao redor deles estão os seus sepulcros todos esses incircuncisos foram mortos à espada porque causaram terror na terra dos viventes.
27) E não jazem com os valentes que dentre os incircuncisos caíram, os quais desceram ao Seol com as suas armas de guerra e puseram as suas espadas debaixo das suas cabeças, tendo os seus escudos sobre os seus ossos porque eram o terror dos poderosos na terra dos viventes.
28) Mas tu serás quebrado no meio dos incircuncisos, e jazerás com os que foram mortos a espada.
29) Ali está Edom, os seus reis e todos os seus príncipes, que no seu poder foram postos com os que foram mortos à espada estes jazerão com os incircuncisos e com os que descem a cova.
30) Ali estão os príncipes do norte, todos eles, e todos os sidônios, que desceram com os mortos envergonhados são pelo terror causado pelo seu poder jazem incircuncisos com os que foram mortos à espada, e levam a sua vergonha com os que descem à cova.
31) Faraó os verá, e se consolará sobre toda a sua multidão sim, o próprio Faraó, e todo o seu exército, traspassados à espada, diz o Senhor Deus.
32) Pois também eu pus o terror dele na terra dos viventes pelo que jazerá no meio dos incircuncisos, com os mortos à espada, o próprio Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor Deus.