Ezequiel 27:1-11

Lamentação sobre Tiro



1) De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2) Tu pois, ó filho do homem, levanta uma lamentação sobre Tiro
3) e dize a Tiro, que habita na entrada do mar, e negocia com os povos em muitas ilhas: Assim diz o Senhor Deus: Ó Tiro, tu dizes: Eu sou perfeita em formosura.
4) No coração dos mares estão os teus termos os que te edificaram aperfeiçoaram a tua formosura.
5) De ciprestes de Senir fizeram todas as tuas tábuas trouxeram cedros do Líbano para fazerem um mastro para ti.
6) Fizeram os teus remos de carvalhos de Basã os teus bancos fizeram-nos de marfim engastado em buxo das ilhas de Quitim.
7) Linho fino bordado do Egito era a tua vela, para te servir de estandarte de azul, e púrpura das ilhas de Elisá era a tua cobertura.
8) Os habitantes de Sidom e de Arvade eram os teus remadores os teus peritos, ó Tiro, que em ti se achavam, esses eram os teus pilotos.
9) Os anciãos de Gebal e seus peritos eram em ti os teus calafates todos os navios do mar e os seus marinheiros se achavam em ti, para tratarem dos teus negócios.
10) Os persas, e os lídios, e os de Pute eram no teu exército os teus soldados penduravam em ti o escudo e o capacete aumentavam o teu esplendor.
11) Os filhos de Arvade e o teu exército estavam sobre os teus muros em redor, e os gamaditas nas tuas torres penduravam os seus escudos nos teus muros em redor aperfeiçoavam a tua formosura.