Ezequiel 16:44-59

Jerusalém pior do que Sodoma ou Samária



44) Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti deste provérbio: Tal mãe, tal filha.
45) Tu és filha de tua mãe, que tinha nojo de seu marido e de seus filhos e tu és irmã de tuas irmãs, que tinham nojo de seus maridos e de seus filhos. Vossa mãe foi hetéia, e vosso pai amorreu.
46) E tua irmã maior, que habita à tua esquerda, é Samária, ela juntamente com suas filhas e tua irmã menor, que habita à tua mão direita, é Sodoma e suas filhas.
47) Todavia não andaste nos seus caminhos, nem fizeste conforme as suas abominações mas, como se isso mui pouco fora, ainda te corrompeste mais do que elas, em todos os teus caminhos.
48) Vivo eu, diz o Senhor Deus, não fez Sodoma, tua irmã, nem ela nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas.
49) Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.
50) Também elas se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar.
51) Demais Samária não cometeu metade de teus pecados e multiplicaste as tuas abominações mais do que elas, e justificaste a tuas irmãs, com todas as abominações que fizeste.
52) Tu, também, pois que deste sentença favorável a tuas irmãs, leva a tua vergonha por causa de teus pecados, que fizeste mais abomináveis do que elas, mais justas são elas do que tu confunde-te logo também, e sofre a tua vergonha, porque justificaste a tuas irmãs.
53) Eu, pois, farei tornar do cativeiro a elas, a Sodoma e suas filhas, a Samária e suas filhas, e aos de vós que são cativos no meio delas
54) para que sofras a tua vergonha, e sejas envergonhada por causa de tudo o que fizeste, dando-lhes tu consolação.
55) Quanto a tuas irmãs, Sodoma e suas filhas, tornarão ao seu primeiro estado e Samária e suas filhas tornarão ao seu primeiro estado também tu e tuas filhas tornareis ao vosso primeiro estado.
56) Não foi Sodoma, tua irmã, um provérbio na tua boca, no dia da tua soberba,
57) antes que fosse descoberta a tua maldade? Agora, de igual modo, te fizeste objeto de opróbrio das filhas da Síria, e de todos os que estão ao redor dela, e para as filhas dos filisteus, que te desprezam em redor.
58) Pela tua perversidade e as tuas abominações estás sofrendo, diz o Senhor.
59) Pois assim diz o Senhor Deus: Eu te farei como fizeste, tu que desprezaste o juramento, quebrantando o pacto.