Ezequiel 16:1-22

Alegoria da esposa infiel



1) Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2) Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém seus atos abomináveis
3) e dize: Assim diz o Senhor Deus a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus. Teu pai era amorreu, e a tua mãe hetéia.
4) E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para te alimpar nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas
5) ninguém se apiedou de ti para te fazer alguma destas coisas, compadecido de ti porém foste lançada fora no campo, pelo nojo de ti, no dia em que nasceste.
6) E, passando eu por ti, vi-te banhada no teu sangue, e disse-te: Ainda que estás no teu sangue, vive sim, disse-te: Ainda que estás no teu sangue, vive.
7) Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo. E cresceste, e te engrandeceste, e alcançaste grande formosura. Formaram-se os teus seios e cresceu o teu cabelo contudo estavas nua e descoberta.
8) Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.
9) Então te lavei com água, alimpei-te do teu sangue e te ungi com óleo.
10) Também te vesti de bordados, e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino, e te cobri de seda.
11) Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço.
12) E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça.
13) Assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite e chegaste a ser formosa em extremo, e subiste até a realeza.
14) Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus.
15) Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama e derramavas as tuas prostituições sobre todo o que passava, para seres dele.
16) E tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.
17) Também tomaste as tuas belas jóias feitas do meu ouro e da minha prata que eu te havia dado, e te fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas
18) e tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste e puseste diante delas o meu azeite e o meu incenso.
19) E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o azeite e o mel, com que eu te sustentava, também puseste diante delas em cheiro suave, diz o Senhor Deus.
20) Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me geraras, e lhos sacrificaste, para serem devorados pelas chamas. Acaso foi a tua prostituição de tão pouca monta,
21) que havias de matar meus filhos e lhos entregar, fazendo os passar pelo fogo?
22) E em todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando tu estavas nua e descoberta, e jazias no teu sangue.