Ezequiel 12:21-13:16

Profecia contra os falsos profetas



21) E veio ainda a mim a palavra do Senhor, dizendo:
22) Filho do homem, que provérbio é este que vós tendes na terra de Israel, dizendo: Dilatam-se os dias, e falha toda a visão?
23) Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Farei cessar este provérbio, e não será mais usado em Israel mas dize-lhes: Estão próximos os dias, e o cumprimento de toda a visão.
24) Pois não haverá mais nenhuma visão vã, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel.
25) Porque eu sou o Senhor falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá. Não será mais adiada pois em nossos dias, ó casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o Senhor Deus.
26) Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:
27) Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem: A visão que este vê é para muitos dias no futuro, e ele profetiza de tempos que estão longe.
28) Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Não será mais adiada nenhuma das minhas palavras, mas a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus.

1) E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2) Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel e dize a esses videntes que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a palavra do Senhor.
3) Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas insensatos, que seguem o seu próprio
4) Os teus profetas, ó Israel, têm sido como raposas nos desertos.
5) Não subistes às brechas, nem fizestes uma cerca para a casa de Israel, para que permaneça firme na peleja no dia do Senhor.
6) Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor diz quando o Senhor não os enviou e esperam que seja cumprida a palavra.
7) Acaso não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz sendo que eu tal não falei?
8) Portanto assim diz o Senhor Deus: Porque tendes falado vaidade, e visto mentiras, por isso eis que eu sou contra vós, diz o Senhor Deus.
9) E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira não estarão no concílio do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel e sabereis que eu sou o Senhor Deus.
10) Portanto, sim, porquanto desviaram o meu povo, dizendo: Paz e não há paz e quando se edifica uma parede, eis que a rebocam de argamassa fraca
11) dize aos que a rebocam de argamassa fraca que ela cairá. Sobrevirá forte chuva, grandes pedras de saraiva cairão, e um vento tempestuoso a fenderá.
12) Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está o reboco de que a rebocastes?
13) Portanto assim diz o Senhor Deus: fendê-la-ei no meu furor com vento tempestuoso e, na minha ira, farei cair forte chuva, e grandes pedras de saraiva, na minha indignação, para a consumir.
14) E derribarei a parede que rebocastes com argamassa fraca, e darei com ela por terra, de modo que seja descoberto o seu fundamento quando ela cair, vós perecereis no meio dela e sabereis que eu sou o Senhor.
15) Assim cumprirei o meu furor contra a parede, e contra os que a rebocam de argamassa fraca e vos direi: A parede já não existe, nem aqueles que a rebocaram, a saber,
16) os profetas de Israel, que profetizam acerca de Jerusalém, e vêem para ela visão de paz, não havendo paz, diz o Senhor Deus.