Ester 1.1-8

O rei Assuero mostra seu poder e celebra uma festa



1) Sucedeu nos dias de Assuero, o Assuero que reinou desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e seis províncias,
2) que, estando o rei Assuero assentado no seu trono do seu reino em Susã, a capital,
3) no terceiro ano de seu reinado, deu um banquete a todos os seus príncipes e seus servos, estando assim perante ele o poder da Pérsia e da Média, os nobres e os oficiais das províncias.
4) Nessa ocasião ostentou as riquezas do seu glorioso reino, e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, a saber cento e oitenta dias.
5) E, acabado aqueles dias, deu o rei um banquete a todo povo que se achava em Susã, a capital, tanto a grandes como a pequenos, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real.
6) As cortinas eram de pano branco verde e azul celeste, atadas com cordões de linho fino e de púrpura a argola de prata e a colunas de mármore os leitos eram de ouro e prata sobre um pavimento mosaico de pórfiro, de mármore, de madrepérola e de pedras preciosas.
7) Dava-se de beber em copos de ouro, os quais eram diferentes uns dos outros e havia vinho real em abundância, segundo a generosidade do rei.
8) E bebiam como estava prescrito, sem constrangimento pois o rei tinha ordenado a todos os oficiais do palácio que fizessem conforme a vontade de cada um.