Esboço de 2Reis

Análise nº 12
Verso-chave: 1:17 10:10 17:23 24:2
Frase-chave: "Segundo a Palavra do Senhor"
Mensagem: O cumprimento da Palavra de Deus é fiel e segura com relação ao santo e ao pecador.
INTRODUÇÃO GERAL
AUTOR: Desconhecido
TEMA PRINCIPAL: A história dos reinos de Israel e Judá, desde a última parte do reinado de Acazias em Israel, e de Jorão em Judá, até o tempo dos cativeiros. Quanto a história de Israel, é esta um quadro sombrio de governantes degenerados e de gente pecadora, que resultou na escravidão. O reino de Judá também se estava degradando, mas o juízo não o atingiu tão depressa devido à influência de um número de reis bons que reinaram durante este período. Em sua maior parte o livro centraliza-se nas vidas dos profetas Elias e Eliseu.
MENSAGEM ESPIRITUAL: A influência poderosa dos governantes sobre uma nação.
SINOPSE: O livro pode ser dividido em três partes.
I. Principalmente, a história dos últimos dias de Elias.
·       (1) Pede fogo do céu para destruir a seus inimigos, 1:9-12.
·       (2) A divisão do rio Jordão, 2:8.
·       (3) Sua transladação, 2:11.
II. Principalmente a história de Eliseu.
·       (1) Pede uma porção dobrada de graça, 2:9.
·       (2) Divide o Jordão, 2:14.
·       (3) Sara as águas, 2:19-22.
·       (4) Amaldiçoa os rapazes que zombaram dele, 2:23-24.
·       (5) Consegue água para um exército, 3:15-20.
·       (6) Aumenta o azeite da viúva, 4:1-7.
·       (7) Ressuscita a um menino, 4:18-37.
·       (8) Purifica o alimento nocivo, 4:38-41.
·       (9) Alimenta a multidão, 4:42-44.
·       (10) Sara a Naamã, o leproso, 5:5-15.
·       (11) Faz que Gezi fique leproso, 5:20-27.
·       (12) Faz flutuar o ferro de um machado, 6:1-7.
·       (13) Revela os planos do rei da Síria, cap. 6.
·       (14) Provoca cegueira nos sírios, 6:18-20.
·       (15) Profetiza abundância para uma cidade açoitada pela fome, 7:1-18.
·       (16) Garante à mulher sunamita a restauração da sua terra, 8:3-6.
·       (17) Profetiza a exaltação de Hazael, 8:7-15.
·       (18) Ordena a unção de Jeú como rei, 9:1-6.
·       (19) Conserva o poder profético até em seu leito de morte, 13:14-19.
·       (20) O poder divino se manifesta em seu túmulo, mesmo após a sua morte, 13:20-21. O segredo de seu poder seu desejo de receber porção dobrada de graça o capacitou a viver numa atitude de contínua vitoria.
III. Outros eventos notáveis na história de Judá e Israel.
·       (1) A execução do juízo divino de Jeú sobre Jorão, Acazias, Jezabel, setenta dos filhos de Acabe e os adoradores de Baal, caps. 9-10.
·       (2) O bom reinado de Joás, caps. 11-12.
·       (3) Os reinados de reis perversos em Israel, seguidos pelo cativeiro das dez tribos, caps. 13-17.
·       (4) O bom reinado de Ezequias, caps. 18-20.
·       (5) O perverso reinado de Manassés, cap. 21.
·       (6) Josias, o último dos reis bons, caps. 22-23.
·       (7) Uma série de reis perversos em Judá conduzem ao cativeiro da nação e à destruição de Jerusalém, cap.25.

ORIGINALMENTE, UM LIVRO
·       No original hebraico, I e II Reis formavam apenas um livro, assim como, I e II Samuel e I e II Crônicas. Foram divididos em 2 livros pelos tradutores da Setuaginta, quando traduziram o Velho Testamento para o grego. A explicação dada é que a língua grega requer, pelo menos, um terço mais de espaço do que o hebraico, daí o serem forçados a dividi-los, ou porque os rolos fossem de comprimento limitado, ou então, para facilitar o seu uso.
·       Com isto em mente, notai a ordem perfeita dos dois livros, como a indica o Dr. Bullinger: "Os livros principiam com o rei Davi, e terminam com o rei de Babilônia; começaram com a dedicação do Templo, e terminam com a destruição do mesmo; abrem-se com o primeiro sucessor de Davi, e se encerram com o último sucessor de Davi, libertado da casa de servidão".
O ESCOPO DO LIVRO
·       II Reis contém a história de Israel e de Judá, desde Acabe até o cativeiro, num período de mais ou menos 300 anos.
·       A primeira parte do livro ocupa-se, quase que exclusivamente, com a narração dos atos de Eliseu durante seus 66 anos de ministério. O livro registra 16 milagres de Eliseu, ao passo que Elias operou apenas 8. A história de Eliseu é quase que, inteiramente, a descrição dos seus milagres e estes são quase todos obras de beneficência. (Veja-se, 2:14, 21, 24 - 3:20 - 4:1-6, 16, 17, 35, 41, 43 - 5:20, 27 - 6:6, 17, 18, 20 e 13:21).
·       A segunda parte do livro descreve os eventos surgidos com a queda de Samaria e o cativeiro de Israel, a queda de Jerusalém e o cativeiro de Judá.
·       Israel contou com 19 reis sem que um só fosse bom! No entanto Judá foi governado por 19 reis e 1 rainha, dos quais 8 foram bons.
·       Notai:
o   um dos melhores reis de Judá, Ezequias, era pai do pior dos reis, (21);
o   a notável referência ao nome de Josias, 23:35;
o   por quão pouco faltavam perecer o único sobrevivente da linha real davidica (11:1-3) e a única copia existente da Lei (22:8-20).
O ESCOPO DO LIVRO
Este livro é rico em palavras chave.
·       A frase "Homem de Deus" encontra-se 36 vezes neste livro, mais do que em qualquer outro da Bíblia. Deus possuía suas testemunhas corajosas naqueles dias.
·       A triste e trágica sentença: "E fez o que parecia mal aos olhos do Senhor", encontra-se 21 vezes, 3:2 - 8:18 - 12:2, 11 - 14:24 - 15:9, 18, 24, 28 - 16:2 - 17:2, 17 - 21:2, 6, 15, 16, 20 - 23:32, 37 - 24:9, 19. O que fizeram, esses reis, foi considerado direito segundo o conceito dos homens, mas, segundo a regra de Deus, - a regra divina da fé e da prática - estava errado.
·       Graças a Deus, encontramos, também, a declaração contrária: "E fez o que era reto aos olhos do Senhor", embora somente 8 vezes, 3:18 -13:2 - 14:3 - 15:3, 34 - 18:3 - 20:3 e 22:2.
·       A frase "a palavra do Senhor", ou sua equivalente, aparece 24 vezes, 1:17 - 4:44 - 7:1, 16 - 8:19 - 9:26, 36 - 10:10 - 14:25 - 15:12 -19:21.
·       Notai a proeminência dada a ira do Senhor, 13:3 - 17:18 - 23:26 - 24:20 e a indignação, 22:13, 17 - 23:26.
A MENSAGEM
Tive o trabalho de anotar essas referências, porque o estudo das mesmas põe em evidência a mensagem do livro. A norma divina para adoração e sua moralidade tem sido violadas. Por isso, o Senhor enviou seus "Homens de Deus" para exortar e, se possível, reconduzir o desviado a Deus. Eles vieram com um "Assim diz o Senhor". Falhando, o homem, apesar disto, fez com que a ira de Deus se acendesse contra ele, e o entregou ao inimigo. Em tudo isto, Deus cumpriu Sua Palavra.
ANÁLISE
O livro nos oferece um gráfico das emoções do Senhor, oriundas do tratamento vil que recebeu de Israel, como se verá na análise seguinte.
(1) FIM DO MINISTÉRIO DE ELIAS - Caps. 1:1 - 2:2
DEUS IGNORADO
·       Chave: 1:3 e 16
·       A conduta vil do rei, 1:1, 2
·       A mensagem e livramento de Elias, 1:3 e 16
·       Transladação de Elias, 2:1-11
(2) O LONGO MINISTÉRIO DE ELISEU
DEUS ESCARNECIDO - Caps. 2:12-25
·       Chave: 2:23
·       Investidura de Eliseu, 2:12-15
·       "Sobe calvo", uma referência blasfema à transladação de Elias, escarnecendo o ato de Deus, 2:23
·       O castigo dos escarnecedores, 2:24
DEUS IRADO - Caps. 3:1 - 13:21
·       Chave: 13:3
·       O longo Ministério de Eliseu - 66 anos
·       Reis de Judá:
o   Josafá - bom
o   Jeorão - bom
o   Acazias - mau
o   Joás - bom
·       Reis de Israel:
o   Jorão - mau
o   Jeorão - mau
o   Jeocaz - mau
o   Jeoás - mau
(3) DESAPARECE ISRAEL
DEUS COMPADECIDO - Caps. 13:22 - 16
·       Chave: 13:23
·       Reis de Judá:
o   Amazias - bom
o   Uzias - bom
o   Jotão - bom
o   Acaz - mau
·       Reis de Israel:
o   Jeroboão II - mau
o   Zacarias - mau
o   Salum - mau
o   Menaem - mau
o   Pecaias - mau
o   Peca - mau
DEUS, SUA GRANDE IRA - Cap. 17
·       Chave: 17:11 e 18
·       Último rei de Israel: Oséias - mau
·       Neste capítulo surge um inquérito sobre o mal que determinou a queda da nação.
·       Notar a força de expressão no verso 23
(4) DESAPARECE JUDÁ - Caps. 18:1-25
DEUS, SUA CÓLERA VIOLENTA
·       Chave: 22:13-17 - 23:26 com 24:20
·       Muito devemos a Ezequias (V. análise, nos Salmos)
·       Reis de Judá:
o   Ezequias - bom
o   Manassés - mau
o   Amom - mau
o   Josias - bom
o   Jeocaz - mau
o   Eliaquim - mau
o   Jeoioquim - mau
o   Zedequias - mau