ENOQUE E METUSALÉM


GÊNESIS 5:9-32 ! HEBREUS 11:5-6
Versículo para memorização - Gênesis 5:24
Enoque e seu filho Metusalém são dois personagens interessantes e importantes na Bíblia. Metusalém é o homem mais velho reportado na Bíblia. Viveu 969 anos, enquanto seu pai, Enoque, foi trasladado ou arrebatado por Deus quando tinha 365 anos, muito mais jovem do que a idade de qualquer homem registrado antes do dilúvio. Enoque significa "professor" e Metusalém significa "homem do dardo".
Quando Metusalém tinha 187 anos, nasceu seu filho Lameque. Quando Lameque tinha 182 anos, nasceu Noé. Quando Noé tinha 600 anos, veio o dilúvio. Somando as idades dos três, temos 969 anos, o que nos mostra que Metusalém morreu pouco antes do dilúvio e Lameque, o pai de Noé, morreu quando tinha 777 anos, apenas 5 anos antes do dilúvio. Foi profetizado nos dias de Metusalém que depois de sua morte viria a enchente ou o dilúvio.
Enoque é um personagem bíblico importante por duas razões. Primeiro porque andou com Deus (Hebreus 11:5 nos ensina que isso foi pela fé). Ele também é importante porque foi trasladado antes do dilúvio, que nem os homens de Deus que estarão vivos quando Jesus voltar e que serão arrebatados antes da tribulação. O pai de Enoque, Jerede, foi o segundo homem mais velho registrado na bíblia. Viveu 962 anos.
Metusalém foi um homem importante nos planos de Deus e aparentemente carregou a verdade da justiça e o julgamento de Deus, depois que Enoque (o professor) foi trasladado, até o dilúvio. Durante 120 anos viu a arca sendo preparada, mas fez o seu trabalho dado por Deus e morreu antes que o dilúvio viesse. Quando você considera quantos anos um homem vivia naquele tempo, da para imaginar quantos filhos tinham e quantas pessoas havia na terra. Até aqui, você deve ter lido o nome de 7 homens que viveram mais de 900 anos. Veja se consegue listá-los.
Os homens do tempo de Metusalém viviam treze ou quatorze vezes mais do que nós. Será que os animais também viviam tanto tempo? Se sim, que tamanho teriam os répteis (que crescem a suas vidas inteiras)?
Perguntas !ENOQUE E METUSALÉM
1.  Quem era Jerede?
2.  Quanto tempo viveu Jerede?
3.  Quem era o pai de Metusalém?
4.  Qual era a idade de Enoque quando Metusalém nasceu?
5.  O que é dito sobre a maneira como Enoque vivia?
6.  Quem foi o bisneto de Enoque?
7.  Enoque teve três tetranetos. Quais são o nome deles?
8.  Qual era a idade de Enoque quando Deus o tomou?
9.  Quem era o pai de Noé?
10. Qual foi a idade de Noé quando veio o dilúvio?
11. Quem foi o segundo homem mais velho da Bíblia?
12. Quem foi o homem mais velho da Bíblia?
13. O pai de Noé, ou seu avô, morreu no dilúvio?
14. Qual era a idade de Metusalém quando morreu?
15. Quanto tempo fazia que tinha morrido quando veio o dilúvio?
16. Quantos anos tinha Noé quando nasceram seus filhos?
17. Quantos personagens bíblicos viveram mais de 900 anos?
18. Escreva a linhagem de Adão até Noé e suas idades.
19. Qual é morte natural mais jovem listada nessa genealogia?
20. Qual é o significado do nome de Enoque? <

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br