Daniel 8.1-14

O sonho de Daniel sobre um carneiro, um bode e sobre os chifres



1) No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio.
2) E na visão que tive, parecia-me que eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão e conforme a visão, eu estava junto ao rio Ulai.
3) Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres e os dois chifres eram altos mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último.
4) Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder ele, porém, fazia conforme a sua vontade, e se engrandecia.
5) E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre a face de toda a terra, mas sem tocar no chão e aquele bode tinha um chifre notável entre os olhos.
6) E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, ao qual eu tinha visto em pé diante do rio, e correu contra ele no furor da sua força.
7) Vi-o chegar perto do carneiro e, movido de cólera contra ele, o feriu, e lhe quebrou os dois chifres não havia força no carneiro para lhe resistir, e o bode o lançou por terra, e o pisou aos pés também não havia quem pudesse livrar o carneiro do seu poder.
8) O bode, pois, se engrandeceu sobremaneira e estando ele forte, aquele grande chifre foi quebrado, e no seu lugar outros quatro também notáveis nasceram para os quatro ventos do céu.
9) Ainda de um deles saiu um chifre pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa
10) e se engrandeceu até o exército do céu e lançou por terra algumas das estrelas desse exército, e as pisou.
11) Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército e lhe tirou o holocausto contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.
12) E o exército lhe foi entregue, juntamente com o holocausto contínuo, por causa da transgressão lançou a verdade por terra e fez o que era do seu agrado, e prosperou.
13) Depois ouvi um santo que falava e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora, e à entrega do santuário e do exército, para serem pisados?
14) Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs então o santuário será purificado.