Daniel 3.8-18

A recusa dos três hebreus de se prostrarem perante a estátua



8) Ora, nesse tempo se chegaram alguns homens caldeus, e acusaram os judeus.
9) E disseram ao rei Nabucodonozor: Ó rei, vive eternamente.
10) Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, se prostraria e adoraria a estátua de ouro
11) e qualquer que não se prostrasse e adorasse seria lançado numa fornalha de fogo ardente.
12) Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
13) Então Nabucodonozor, na sua ira e fúria, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abednego. Logo estes homens foram trazidos perante o rei.
14) Falou Nabucodonozor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
15) Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
16) Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.
17) Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente e ele nos livrará da tua mão, ó rei.
18) Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.