Daniel 2.29-45

A revelação e a interpretação de Daniel



29) Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos sobre o que havia de suceder no futuro. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.
30) E a mim me foi revelado este mistério, não por ter eu mais sabedoria que qualquer outro vivente, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.
31) Tu, ó rei, na visão olhaste e eis uma grande estátua. Esta estátua, imensa e de excelente esplendor, estava em pé diante de ti e a sua aparência era terrível.
32) A cabeça dessa estátua era de ouro fino o peito e os braços de prata o ventre e as coxas de bronze
33) as pernas de ferro e os pés em parte de ferro e em parte de barro.
34) Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
35) Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra.
36) Este é o sonho agora diremos ao rei a sua interpretação.
37) Tu, ó rei, és rei de reis, a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força e a glória
38) e em cuja mão ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do céu, e te fez reinar sobre todos eles tu és a cabeça de ouro.
39) Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra.
40) E haverá um quarto reino, forte como ferro, porquanto o ferro esmiúça e quebra tudo como o ferro quebra todas as coisas, assim ele quebrantará e esmiuçará.
41) Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo.
42) E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.
43) Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão pelo casamento mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
44) Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído nem passará a soberania deste reino a outro povo mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
45) Porquanto viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que há de suceder no futuro. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.