CAIM E SEUS DESCENDENTES


GÊNESIS 4:1-26
Versículo para memorização - Gênesis 4:16
Caim foi o primeiro homem a nascer sobre a terra. Seu pai era Adão e sua mãe Eva. Caim tinha um irmão chamado Abel. Segundo Gênesis 5:4, teve outros irmãos e irmãs, mas Abel é o mais importante para esta lição. Muitos estudiosos da Bíblia acham que Caim e Abel eram gêmeos, mas a Bíblia não menciona isso.
Quando Caim e Abel cresceram, trouxeram uma oferta a Deus. O sacrifício de Abel foi uma ovelha, o que significava que Abel confessou seus pecados e pediu o perdão de Deus. O sacrifício de Caim foram frutos e vegetais que produziu, o que significava seu orgulho por seu trabalho, sentindo que não precisava de perdão. Deus se agradou com a oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim. Deus disse a Caim que se arrependesse, mas, recusou-se e ficou tão furioso que matou Abel.
Quando Caim ouviu o julgamento de Deus sobre ele pelo assassinato de Abel, tomou a sua esposa, que era uma de suas irmãs com quem tinha se casado, e foi para longe de Deus, nas terras de Node. Eram terras de peregrinação. Caim e sua esposa tiveram um filho e o chamaram Enoque. Esse não deve ser confundido com o Enoque do capítulo 5; são completamente diferentes.
Depois do nascimento de seu filho, Caim levantou uma cidade, a primeira da terra, segundo a Bíblia, e a chamou Enoque. A partir da descendência de Caim, surgiu grande civilizações. Entre elas havia criadores de gado, músicos, artistas e escultores. Porém, os descendentes de Caim, seguindo seu exemplo, permaneceram distantes de Deus, vivendo na maldade. Vemos o primeiro caso de poligamia e os dois primeiros assassinatos logo nas seis primeiras gerações. Não é surpresa que apenas 1.656 anos depois da criação de Adão, Deus mandou um dilúvio e destruiu toda a perversa descendência de Caim.
Há muitas pessoas como Caim hoje. Isso não significa que necessariamente matam seus irmãos, apesar de alguns fazerem isso. Quero dizer que eles, como Caim, ignoram sua pecaminosidade e estabelecem sua própria justiça, rejeitando Jesus Cristo, o precioso Cordeiro de Deus, e assim tornam-se objetos da ira de Deus eternamente.
Perguntas ! CAIM E SEUS DESCENDENTES

1.  Qual foi a primeira criança a nascer sobre a terra?
2.  Qual foi a segunda criança a nascer sobre a terra?
3.  Qual era a ocupação de Abel?
4.  Qual era a ocupação de Caim?
5.  Que oferta Caim ofereceu a Deus?
6.  Que oferta Abel ofereceu a Deus?
7.  Qual das ofertas Deus aceitou?
8.  Por que Deus não aceitou a oferta de Caim?
9.  O que Deus aconselhou que Caim fizesse?
10. Em vez de obedecer, o que fez Caim?
11. O que Caim respondeu quando Deus perguntou sobre Abel?
12. Que tipo de pessoa Deus disse que Caim seria?
13. Como Deus fez que a terra trabalhasse contra Caim?
14. O que Deus fez para guardar Caim da morte?
15. Onde Caim foi viver depois disso?
16. Qual foi o nome do primeiro filho de Caim?
17. Quem levantou a primeira cidade?
18. Os descendentes de Caim eram homens da caverna, homens perversos, ou homens piedosos?
19. Qual foi o nome da primeira cidade da terra?
20. Com quem Caim casou?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br