Amós 7.7-9.10

Visões de rigidez



7) Mostrou-me também assim: eis que o senhor estava junto a um muro levantado a prumo, e tinha um prumo na mão.
8) Perguntou-me o Senhor: Que vês tu, Amós? Respondi: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel nunca mais passarei por ele.
9) Mas os altos de Isaque serão assolados, e destruídos os santuários de Israel e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão.
10) Então Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós tem conspirado contra ti no meio da casa de Israel a terra não poderá suportar todas as suas palavras.
11) Pois assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra.
12) Depois Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza
13) mas em Betel daqui por diante não profetizarás mais, porque é o santuário do rei, e é templo do reino.
14) E respondeu Amós, e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicômoros.
15) Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel.
16) Agora, pois, ouve a palavra do Senhor: Tu dizes: Não profetizes contra Israel, nem fales contra a casa de Isaque.
17) Portanto assim diz o Senhor: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel e tu morrerás numa terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra.


1) O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.
2) E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel nunca mais passarei por ele.
3) Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus muitos serão os cadáveres em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.
4) Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,
5) dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,
6) para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?
7) Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.
8) Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.
9) E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.
10) E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.
11) Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.
12) Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.
13) Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.
14) Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó Dã e: Pelo caminho de Berseba esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.


1) Vi o Senhor, que estava junto ao altar e me disse: Fere os capitéis, para que estremeçam os umbrais e faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles e eu matarei à espada até o último deles nenhum deles conseguirá fugir, nenhum deles escapará.
2) Ainda que cavem até o Seol, dali os tirará a minha mão ainda que subam ao céu, dali os farei descer.
3) Ainda que se escondam no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei e, ainda que se ocultem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá.
4) Também ainda que vão para o cativeiro diante de seus inimigos, ali darei ordem à espada, e ela os matará enfim eu porei os meus olhos sobre eles para o mal, e não para o bem.
5) Pois o Senhor, o Deus dos exércitos, é o que toca a terra, e ela se derrete, e pranteiam todos os que nela habitam e ela toda se levanta como o Nilo, e diminui como o Nilo do Egito.
6) Ele é o que edifica as suas câmaras no céu, e funda sobre a terra a sua abóbada que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra o Senhor é o seu nome.
7) Não sois vós para comigo, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? diz o Senhor não fiz eu subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus de Caftor, e aos sírios de Quir?
8) Eis que os olhos do Senhor Deus estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra contudo não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o Senhor.
9) Pois eis que darei ordens, e sacudirei a casa de Israel em todas as nações, assim como se sacode grão no crivo todavia não cairá sobre a terra um só grão.
10) Morrerão à espada todos os pecadores do meu povo, os quais dizem: O mal não nos alcançará, nem nos encontrará.