A Conversão – Atos 8.26-40.


O esboço abaixo é a primeira mensagem pregada por Stuart Olyott na última conferência da Fiel, no segundo dia, à noite. Olyott nasceu no Paquistão em 1942, e foi pastor em Londres e Liverpool, na Inglaterra, e em Lausanne, na Suíça. Atualmente serve como diretor pastoral do Movimento Evangélico do País de Gales, viajando bastante para falar em igrejas e conferencias. É autor de vários livros, entre eles Ouse ser firme: o livro de DanielPregação pura e simples e Ministrando como o mestre, além do prefácio de A verdade para todos os tempos: um breve esboço da fé cristã, de João Calvino.
———————————————
Antes do sermão, o veterano palestrante recomendou a todos os ouvintes a leitura constante do livro que, segundo ele, é 99,5% perfeito! “Eu sempre levo 2 livros comigo: A Bíblia e o Breve Catecismo de Westminster. Eu o tenho todo decorado, e exceto a segunda parte da resposta à pergunta 95, ele é perfeito”.
A Conversão – Atos 8.26-40.
Da mesma forma que os nossos rostos são diferentes, mas ao mesmo tempo tem características comuns, assim também cada conversão é diferente, mas todas são iguais.
Toda conversão tem 4 características:
1) A Etiópia era um país religioso, mas idólatra. Porém, surpreendentemente, o Eunuco não estava interessado em ídolos, mas no Deus invisível de um país longínquo. Ele era um homem de status. Só pessoas importantes têm automóveis com motorista particular! Mas ele se arriscou a empreender uma viagem perigosa com o objetivo de saber mais sobre Deus. Quem o impeliu a isso?
Ele conseguiu chegar a Jerusalém e ao se dirigir ao Templo decepcionou-se ao se deparar com uma placa colocada numa mureta: “Se você não é judeu, não ultrapasse, sob pena de morte”.
Ele não consegue entrar no Templo, mas adquire o rolo do profeta Isaías e retorna à sua terra, absorto na leitura. Como explicar o interesse desse homem?
– Deus prepara pessoas para a conversão, e algumas dessas pessoas estão na sua escola, na sua vizinhança, no seu trabalho!
2) Deus envia um pregador: “um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai” (8.26). Filipe estava em Samaria (At 8.5) e teve que andar 110 km para encontrar o etíope. O caminho, como o anjo havia informado, era deserto. Mas surgiu um carro e Felipe foi instruído pelo Espírito a aproximar-se.
Felipe então passa a acompanhar o carro correndo. Ao ouvir que o homem estava lendo Isaías, perguntou: você está entendendo o que lê? – Não! Você poderia me explicar?
3) Deus preparou o etíope, o homem de Deus o encontrou e o Senhor Jesus foi-lhe apresentado através das Escrituras.
4) No caminho do deserto encontraram água. O Eunuco pede ao motorista que pare o carro e diz a Filipe:
- Algo impede que eu seja batizado agora?
Ao que Filipe responde:
- Nada impede se você crê de coração.
E o Eunuco respondeu:
- Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E foi batizado ali mesmo.
Deus Pai o preparou
Deus o Filho lhe foi apresentado A conversão é trinitária
Deus o Espírito operou no seu interior

Esboço das Palestras da Conferência Fiel (5) – 1