Jeremias 3:6-11

O contraste entre Israel e Judá,

6) Disse-me mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste, porventura, o que fez a apóstata Israel, como se foi a todo monte alto, e debaixo de toda árvore frondosa, e ali andou prostituindo-se?
7) E eu disse: Depois que ela tiver feito tudo isso, voltará para mim. Mas não voltou e viu isso a sua aleivosa irmã Judá.
8) Sim viu que, por causa de tudo isso, por ter cometido adultério a pérfida Israel, a despedi, e lhe dei o seu libelo de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu mas se foi e também ela mesma se prostituiu.
9) E pela leviandade da sua prostituição contaminou a terra, porque adulterou com a pedra e com o pau.
10) Contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irmã Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas fingidamente, diz o Senhor.
11) E o Senhor me disse: A pérfida Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá.