Jeremias 22:20-30

A mensagem sobre Joaquim (Jeconias, Conias),

20) Sobe ao Líbano, e clama, e levanta a tua voz em Basã, e clama desde Abarim porque são destruídos todos os teus namorados.
21) Falei contigo no tempo da tua prosperidade mas tu disseste: Não escutarei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, o não obedeceres à minha voz.
22) O vento apascentará todos os teus pastores, e os teus namorados irão para o cativeiro certamente então te confundirás,
23) e tu, que habitas no Líbano, aninhada nos cedros, como hás de gemer, quando te vierem as dores, os ais como da que está de parto!
24) Vivo eu, diz o Senhor, ainda que Conias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, fosse o anel do selo da minha mão direita, contudo eu dali te arrancaria
25) e te entregaria na mão dos que procuram tirar-te a vida, e na mão daqueles diante dos quais tu temes, a saber, na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, e na mão dos caldeus.
26) A ti e a tua mãe, que te deu à luz, lançar-vos-ei para uma terra estranha, em que não nascestes, e ali morrereis.
27) Mas à terra para a qual eles almejam voltar, para lá não voltarão.
28) E este homem Conias algum vaso desprezado e quebrado, um vaso de que ninguém se agrada? Por que razão foram ele e a sua linhagem arremessados e arrojados para uma terra que não conhecem?
29) Ó terra, terra, terra ouve a palavra do Senhor.
30) Assim diz o Senhor: Escrevei que este homem fica sem filhos, homem que não prosperará nos seus dias pois nenhum da sua linhagem prosperará para assentar-se sobre o trono de Davi e reinar daqui em diante em Judá.