Jeremias 16:1-9

As restrições de Jeremias,

1) E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2) Não tomarás a ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.
3) Pois assim diz o Senhor acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães, que os tiverem, e de seus pais que os gerarem nesta terra:
4) Morrerão de enfermidades dolorosas, e não serão pranteados nem sepultados serão como esterco sobre a face da terra pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de pasto para as aves do céu e para os animais da terra.
5) Pois assim diz o Senhor: Não entres na casa que está de luto, nem vás a lamentá-los, nem te compadeças deles porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia.
6) E morrerão nesta terra tanto grandes como pequenos não serão sepultados, e não os prantearão, nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos
7) nem pão se dará aos que estiverem de luto, para os consolar sobre os mortos nem se lhes dará a beber o copo da consolação pelo pai ou pela mãe.
8) Não entres na casa do banquete, para te assentares com eles a comer e a beber.
9) Pois assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Eis que perante os vossos olhos, e em vossos dias, farei cessar deste lugar a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do noivo e a voz da noiva.