Isaías 9:8 — 10:4

Julgamento de Samaria,

8) O Senhor enviou uma palavra a Jacó, e ela caiu em Israel.
9) E todo o povo o saberá, Efraim e os moradores de Samária, os quais em soberba e altivez de coração dizem:
10) Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos.
11) Pelo que o Senhor suscita contra eles os adversários de Rezim, e instiga os seus inimigos,
12) os sírios do Oriente, e os filisteus do Ocidente e eles devoram a Israel à boca escancarada. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
13) Todavia o povo não se voltou para quem o feriu, nem buscou ao Senhor dos exércitos.
14) Pelo que o Senhor cortou de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia.
15) O ancião e o varão de respeito, esse é a cabeça e o profeta que ensina mentiras, esse e a cauda.
16) Porque os que guiam este povo o desencaminham e os que por eles são guiados são devorados.
17) Pelo que o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadece dos seus órfãos e das suas viúvas porque todos eles são profanos e malfeitores, e toda boca profere doidices. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
18) Pois a impiedade lavra como um fogo que devora espinhos e abrolhos, e se ateia no emaranhado da floresta e eles sobem ao alto em espessas nuvens de fumaça.
19) Por causa da ira do Senhor dos exércitos a terra se queima, e o povo é como pasto do fogo ninguém poupa ao seu irmão.
20) Se colher da banda direita, ainda terá fome, e se comer da banda esquerda, ainda não se fartará cada um comerá a carne de seu braço.
21) Manassés será contra Efraim, e Efraim contra Manassés, e ambos eles serão contra Judá. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
1) Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades
2) para privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!
3) Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? a quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa riqueza?
4) Nada mais resta senão curvar-vos entre os presos, ou cair entre os mortos. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.