Isaías 19:1 — 20:6

Contra o Egito,

1) Profecia acerca do Egito. Eis que o Senhor vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entra no Egito e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá dentro de si.
2) Incitarei egípcios contra egípcios e cada um pelejará contra o seu irmão, e cada um contra o seu próximo, cidade contra cidade, reino contra reino.
3) E o espírito dos egípcios se esvaecerá dentro deles eu destruirei o seu conselho e eles consultarão os seus ídolos, e encantadores, e necromantes e feiticeiros.
4) Pelo que entregarei os egípcios nas mãos de um senhor duro e um rei rigoroso os dominará, diz o Senhor Deus dos exércitos.
5) e as águas do Nilo minguarão, e o rio se esgotará e secará.
6) Também os rios exalarão um fedor diminuirão e secarão os canais do Egito as canas e os juncos murcharão.
7) Os prados junto ao Nilo, ao longo das suas margens, sim, tudo o que foi semeado junto dele secará, será arrancado, e deixará de existir.
8) E os pescadores gemerão, e lamentarão todos os que lançam anzol ao Nilo, e desfalecerão os que estendem rede sobre as águas.
9) Envergonhar-se-ão os que trabalham em linho fino, e os que tecem pano branco.
10) E os que são as colunas do Egito serão esmagados, e todos os que trabalham, por salário serão entristecidos.
11) Na verdade estultos são os príncipes de Zoã o conselho dos mais sábios conselheiros de Faraó se embruteceu. Como pois a Faraó direis: Sou filho de sábios, filho de reis antigos?
12) Onde estão agora os teus sábios? anunciem-te agora, e te façam saber o que o Senhor dos exércitos determinou contra o Egito.
13) Estultos tornaram-se os príncipes de Zoã, enganados estão os príncipes de Mênfis fizeram errar o Egito, os que são a pedra de esquina das suas tribos.
14) O Senhor derramou no meio deles um espírito de confusão e eles fizeram errar o Egito em todas as suas obras, como o bêbedo vai cambaleando no seu vômito.
15) E não haverá para o Egito coisa alguma que possa fazer cabeça ou cauda, ramo ou junco.
16) Naquele dia os egípcios serão como mulheres, e tremerão e temerão por vibrar o Senhor dos exércitos a sua mão contra eles.
17) E a terra de Judá será um espanto para o Egito todo aquele a quem isso se anunciar se assombrará, por causa do propósito que o Senhor dos exércitos determinou contra eles.
18) Naquele dia haverá cinco cidades na terra do Egito que falem a língua de Canaã e façam juramento ao Senhor dos exércitos. Uma destas se chamará Cidade de destruição.
19) Naquele dia haverá um altar dedicado ao Senhor no meio da terra do Egito, e uma coluna se erigirá ao Senhor, na sua fronteira.
20) E servirá isso de sinal e de testemunho ao Senhor dos exércitos na terra do Egito quando clamarem ao Senhor por causa dos opressores, ele lhes enviará um salvador, que os defenderá e os livrará.
21) E o Senhor se dará a conhecer ao Egito e os egípcios conhecerão ao Senhor naquele dia, e o adorarão com sacrifícios e ofertas, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão.
22) E ferirá o Senhor aos egípcios feri-los-á, mas também os curará e eles se voltarão para o Senhor, que ouvirá as súplicas deles e os curará.
23) Naquele dia haverá estrada do Egito até a Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios irão à Assíria e os egípcios adorarão com os assírios.
24) Naquele dia Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma benção no meio da terra
25) porquanto o Senhor dos exércitos os tem abençoado, dizendo: Bem-aventurado seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança.
1) No ano em que Tartã, enviado por Sargão, rei da Assíria, veio a Asdode, e guerreou contra Asdode, e a tomou
2) falou o Senhor, naquele tempo, por intermédio de Isaías, filho de Amoz, dizendo: Vai, solta o cilício de teus lombos, e descalça os sapatos dos teus pés. E ele assim o fez, andando nu e descalço.
3) Então disse o Senhor: Assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, por sinal e portento contra o Egito e contra a Etiópia,
4) assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egito, e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, nus e descalços, e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito.
5) E assombrar-se-ão, e envergonhar-se-ão por causa da Etiópia, sua esperança, e do Egito, sua glória.
6) Então os moradores desta região litorânea dirão naquele dia: Vede que tal é a nossa esperança, aquilo que buscamos por socorro, para nos livrarmos do rei da Assíria! Como pois escaparemos nós?