Provérbios 8:1-21

A excelência e justiça dos preceitos da sabedoria

1) Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz?
2) No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca.
3) Junto às portas, à entrada da cidade, e à entrada das portas está clamando:
4) A vós, ó homens, clamo e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5) Aprendei, ó simples, a prudência entendei, ó loucos, a sabedoria.
6) Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes os meus lábios se abrem para a eqüidade.
7) Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade.
8) Justas são todas as palavras da minha boca não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa.
9) Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento.
10) Aceitai antes a minha correção, e não a prata e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido.
11) Porque melhor é a sabedoria do que as jóias e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.
12) Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.
13) O temor do Senhor é odiar o mal a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.
14) Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria eu sou o entendimento minha é a fortaleza.
15) Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo.
16) Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra.
17) Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão.
18) Riquezas e honra estão comigo sim, riquezas duráveis e justiça.
19) Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado e a minha renda melhor do que a prata escolhida.
20) Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça,
21) dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros.