Provérbios 30.1-14

A vida de moderação temente a Deus

1) Palavras de Agur, filho de Jaqué de Massá. Diz o homem a Itiel, e a Ucal:
2) Na verdade que eu sou mais estúpido do que ninguém não tenho o entendimento do homem
3) não aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo.
4) Quem subiu ao céu e desceu? quem encerrou os ventos nos seus punhos? mas amarrou as águas no seu manto? quem estabeleceu todas as extremidades da terra? qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho? Certamente o sabes!
5) Toda palavra de Deus é pura ele é um escudo para os que nele confiam.
6) Nada acrescentes às suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso.
7) Duas coisas te peço não mas negues, antes que morra:
8) Alonga de mim a falsidade e a mentira não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário
9) para que eu de farto não te negue, e diga: Quem é o Senhor? ou, empobrecendo, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.
10) Não calunies o servo diante de seu senhor, para que ele não te amaldiçoe e fiques tu culpado.
11) Há gente que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe.
12) Há gente que é pura aos seus olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia.
13) Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima.
14) Há gente cujos dentes são como espadas e cujos queixais são como facas, para devorarem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.