2Reis 9:1-26

Jeú é ungido rei de Israel e mata Jorão

1) Depois o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos, toma na mão este vaso de azeite e vai a Ramote-Gileade
2) quando lá chegares, procura a Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi entra, faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o para uma câmara interior.
3) Toma, então, o vaso de azeite, derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, foge e não te detenhas.
4) Foi, pois, o jovem profeta, a Ramote-Gileade.
5) E quando chegou, eis que os chefes do exército estavam sentados ali e ele disse: Chefe, tenho uma palavra para te dizer. E Jeú perguntou: A qual de todos nós? Respondeu ele: A ti, chefe!
6) Então Jeú se levantou, e entrou na casa e o mancebo derramou-lhe o azeite sobre a cabeça, e lhe disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel.
7) Ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue da mão de Jezabel o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor.
8) Pois toda a casa de Acabe perecerá e destruirei de Acabe todo filho varão, tanto o escravo como o livre em Israel.
9) Porque hei de fazer a casa de Acabe como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías.
10) Os cães comerão a Jezabel no campo de Jizreel não haverá quem a enterre. Então o mancebo abriu a porta e fugiu.
11) Saiu então Jeú aos servos de seu senhor e um lhe perguntou: Vai tudo bem? Por que veio a ti esse louco? E ele lhes respondeu: Bem conheceis o homem e o seu falar.
12) Mas eles replicaram. É mentira dize-no-lo, pedimos-te. Ao que disse Jeú: Assim e assim ele me falou, dizendo: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel.
13) Então se apressaram, e cada um tomou a sua capa e a pôs debaixo dele, no mais alto degrau e tocaram a buzina, e disseram: Jeú reina!
14) Assim Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi, conspirou contra Jorão. (Ora, tinha Jorão cercado a Ramote-Gileade, ele e todo o Israel, por causa de Hazael, rei da Síria
15) porém o rei Jorão tinha voltado para se curar em Jizreel das feridas que os sírios lhe fizeram, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria.) E disse Jeú: Se isto é o vosso parecer, ninguém escape nem saia da cidade para ir dar a nova em Jizreel.
16) Então Jeú subiu a um carro, e foi a Jizreel porque Jorão estava acamado ali e também Acazias, rei de Judá, descera para ver Jorão.
17) O atalaia que estava na torre de Jizreel viu a tropa de Jeú, que vinha e disse: Vejo uma tropa. Disse Jorão: Toma um cavaleiro, e envia-o ao seu encontro a perguntar: Há paz?
18) E o cavaleiro lhe foi ao encontro, e disse: Assim diz o rei: Há paz? Respondeu Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa para trás de mim. E o atalaia deu aviso, dizendo: Chegou a eles o mensageiro, porém não volta.
19) Então Jorão enviou outro cavaleiro e, chegando este a eles, disse Assim diz o rei: Há paz? Respondeu Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa para trás de mim.
20) E o atalaia deu aviso, dizendo: Também este chegou a eles, porém não volta e o andar se parece com o andar de Jeú, filho de Ninsi porque anda furiosamente.
21) Disse Jorão: Aparelha-me o carro! E lho aparelharam. Saiu Jorão, rei de Israel, com Acazias, rei de Judá, cada um em seu carro para irem ao encontro de Jeú, e o encontraram no campo de Nabote, o jizreelita.
22) E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, perguntou: Há paz, Jeú? Respondeu ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?
23) Então Jorão deu volta, e fugiu, dizendo a Acazias: Há traição, Acazias!
24) Mas Jeú, entesando o seu arco com toda a força, feriu Jorão entre as espáduas, e a flecha lhe saiu pelo coração e ele caiu no seu carro.
25) Disse então Jeú a Bidcar, seu ajudante: Levanta-o, e lança-o no campo da herança de Nabote, o jizreelita pois lembra-te de indo eu e tu juntos a cavalo após seu pai Acabe, o Senhor pôs sobre ele esta sentença, dizendo:
26) Certamente vi ontem o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o Senhor e neste mesmo campo te retribuirei, diz o Senhor. Agora, pois, levanta-o, e lança-o neste campo, conforme a palavra do Senhor.