2Reis 2:12-25

Eliseu é o sucessor de Elias

12) O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai! o carro de Israel, e seus cavaleiros! E não o viu mais. Pegou então nas suas vestes e as rasgou em duas partes
13) tomou a capa de Elias, que dele caíra, voltou e parou à beira do Jordão.
14) Então, pegando da capa de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu as águas, estas se dividiram de uma à outra banda, e Eliseu passou.
15) Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte dele em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vindo ao seu encontro, inclinaram-se em terra diante dele.
16) E disseram-lhe: Eis que entre os teus servos há cinqüenta homens valentes. Deixa-os ir, pedimos-te, em busca do teu senhor pode ser que o Espírito do Senhor o tenha arrebatado e lançado nalgum monte, ou nalgum vale. Ele, porém, disse: Não os envieis.
17) Mas insistiram com ele, até que se envergonhou e disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam.
18) Então voltaram para Eliseu, que ficara em Jericó e ele lhes disse: Não vos disse eu que não fôsseis?
19) Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que a situação desta cidade é agradável, como vê o meu senhor porém as águas são péssimas, e a terra é estéril.
20) E ele disse: Trazei-me um jarro novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.
21) Então saiu ele ao manancial das águas e, deitando sal nele, disse: Assim diz o Senhor: Sarei estas águas não mais sairá delas morte nem esterilidade.
22) E aquelas águas ficaram sãs, até o dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu disse.
23) Então subiu dali a Betel e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: Sobe, calvo sobe, calvo!
24) E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.
25) E dali foi para o monte Carmelo, de onde voltou para Samária.