2Reis 19:20-34

Isaías conforta a Ezequias

20) Então Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Ouvi o que me pediste no tocante a Senaqueribe, rei da Assíria.
21) Esta é a palavra que o Senhor falou a respeito dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza e te escarnece a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti.
22) A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste a voz, e ergueste os olhos ao alto? Contra o Santo de Israel!
23) Por meio de teus mensageiros afrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão de meus carros subi ao alto dos montes, aos lados do Líbano cortei os seus altos cedros, e as suas mais formosas faias, e entrei na sua mais distante pousada, no bosque do seu campo fértil.
24) Eu cavei, e bebi águas estrangeiras e com as plantas de meus pés sequei todos os rios do Egito.
25) Porventura não ouviste que já há muito tempo determinei isto, e já desde os dias antigos o planejei? Agora, porém, o executei, para que fosses tu que reduzisses as cidades fortificadas a montões desertos.
26) Por isso os moradores delas tiveram pouca força, ficaram pasmados e confundidos tornaram-se como a erva do campo, como a relva verde, e como o feno dos telhados, que se queimam antes de amadurecer.
27) Eu, porém, conheço o teu assentar, o teu sair e o teu entrar, bem como o teu furor contra mim.
28) Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu aos meus ouvidos, porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.
29) E isto te será por sinal: Este ano comereis o que nascer por si mesmo, e no ano seguinte que daí proceder e no terceiro ano semeai e comei, e plantai vinhas, e comei os seus frutos.
30) Pois o que escapou da casa de Judá, e ficou de resto, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima.
31) Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião os que escaparem o zelo do Senhor fará isto.
32) Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma tampouco virá perante ela com escudo, nem contra ela levantará tranqueira.
33) Pelo caminho por onde veio, por esse mesmo voltará, e nesta cidade não entrará, diz o Senhor.
34) Porque eu defenderei esta cidade para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.