2Reis 18:1-12

Ezequias restabelece o culto do Senhor

1) Ora, sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2) Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abi, filha de Zacarias.
3) Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
4) Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã.
5) Confiou no Senhor Deus de Israel, de modo que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
6) Porque se apegou ao Senhor não se apartou de o seguir, e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés.
7) Assim o Senhor era com ele para onde quer que saísse prosperava. Rebelou-se contra o rei da Assíria, e recusou servi-lo.
8) Feriu os filisteus até Gaza e os seus termos, desde a torre dos atalaias até a cidade fortificada.
9) No quarto ano do rei Ezequias que era o sétimo ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, Salmanasar, rei da Assíria, subiu contra Samária, e a cercou
10) e, ao fim de três anos, tomou-a. No ano sexto de Ezequias, que era o ano nono de Oséias, rei de Israel, Samária foi tomada.
11) Depois o rei da Assíria levou Israel cativo para a Assíria, e os colocou em Hala, e junto ao Habor, rio de Gozã, e nas cidades dos medos
12) porquanto não obedeceram à voz do senhor seu Deus, mas violaram o seu pacto, nada ouvindo nem fazendo de tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado.