2Reis 17:6-23

Israel é levado cativo para a Assíria

6) No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou Samária, e levou Israel cativo para a Assíria e fê-los habitar em Hala, e junto a Habor, o rio de Gozã, e nas cidades dos medos.
7) Assim sucedeu, porque os filhos de Israel tinham pecado contra o Senhor seu Deus que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mãe de Faraó, rei do Egito, e porque haviam temido a outros deuses,
8) e andado segundo os costumes das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e segundo os que os reis de Israel introduziram.
9) Também os filhos de Israel fizeram secretamente contra o Senhor seu Deus coisas que não eram retas. Edificaram para si altos em todas as suas cidades, desde a torre das atalaias até a cidade fortificada
10) Levantaram para si colunas e aserins em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores frondosas
11) queimaram incenso em todos os altos, como as nações que o Senhor expulsara de diante deles cometeram ações iníquas, provocando à ira o Senhor,
12) e serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis isso.
13) Todavia o Senhor advertiu a Israel e a Judá pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
14) Eles porém, não deram ouvidos antes endureceram a sua cerviz, como fizeram seus pais, que não creram no Senhor seu Deus
15) rejeitaram os seus estatutos, e o seu pacto, que fizera com os pais deles, como também as advertências que lhes fizera seguiram a vaidade e tornaram-se vãos, como também seguiram as nações que estavam ao redor deles, a respeito das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.
16) E, deixando todos os mandamentos do Senhor seu Deus, fizeram para si dois bezerros de fundição, e ainda uma Asera adoraram todo o exército do céu, e serviram a Baal.
17) Fizeram passar pelo fogo seus filhos, suas filhas, e deram-se a adivinhações e encantamentos e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, provocando-o à ira.
18) Pelo que o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face não ficou senão somente a tribo de Judá.
19) Nem mesmo Judá havia guardado os mandamentos do Senhor seu Deus antes andou nos costumes que Israel introduzira.
20) Pelo que o Senhor rejeitou toda a linhagem de Israel, e os oprimiu, entregando-os nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.
21) Pois rasgara Israel da casa de Davi e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate, o qual apartou Israel de seguir o Senhor, e os fez cometer um grande pecado.
22) Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha cometido nunca se apartaram deles
23) até que o Senhor tirou Israel da sua presença, como falara por intermédio de todos os seus servos os profetas. Assim foi Israel transportado da sua terra para a Assíria, onde está até o dia de hoje.