2Reis 17:24-41

O rei da Assíria leva para Samária muitos estranteiros

24) Depois o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samária em lugar dos filhos de Israel e eles tomaram Samária em herança, e habitaram nas suas cidades.
25) E sucedeu que, no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor e o Senhor mandou entre eles leões, que mataram alguns deles.
26) Pelo que foi dito ao rei da Assíria: A gente que transportaste, e fizeste habitar nas cidades de Samária, não conhece a lei do deus da terra por isso ele tem enviado entre ela leões que a matam, porquanto não conhece a lei do deus da terra.
27) Então o rei da Assíria mandou dizer: Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá para que vá e habite ali, e lhes ensine a lei do deus da terra.
28) Veio, pois, um dos sacerdotes que eles tinham transportado de Samária, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor.
29) Todavia as nações faziam cada uma o seu próprio deus, e os punham nas casas dos altos que os samaritanos tinham feito, cada nação nas cidades que habitava.
30) Os de Babilônia fizeram e Sucote-Benote os de Cuta fizeram Nergal os de Hamate fizeram Asima
31) os aveus fizeram Nibaz e Tartaque: e os sefarvitas queimavam seus filhos no fogo e a adrameleque e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.
32) Temiam também ao Senhor, e dentre o povo fizeram para si sacerdotes dos lugares altos, os quais exerciam o ministério nas casas dos lugares altos.
33) Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus próprios deuses, segundo o costume das nações do meio das quais tinham sido transportados.
34) Até o dia de hoje fazem segundo os antigos costumes: não temem ao Senhor nem fazem segundo os seus estatutos, nem segundo as suas ordenanças nem tampouco segundo a lei, nem segundo o mandamento que o Senhor ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel,
35) com os quais o Senhor tinha feito um pacto, e lhes ordenara, dizendo: Não temereis outros deuses, nem vos inclinareis diante deles, nem os servireis, nem lhes oferecereis sacrifícios
36) mas sim ao Senhor, que vos fez subir da terra do Egito com grande poder e com braço estendido, a ele temereis, a ele vos inclinareis, e a ele oferecereis sacrifícios.
37) Quanto aos estatutos, às ordenanças, à lei, e ao mandamento, que para vós escreveu, a esses tereis cuidado de observar todos os dias e não temereis outros deuses
38) e do pacto que fiz convosco não vos esquecereis. Não temereis outros deuses,
39) mas ao Senhor vosso Deus temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos.
40) Contudo eles não ouviram antes fizeram segundo o seu antigo costume.
41) Assim estas nações temiam ao Senhor, mas serviam também as suas imagens esculpidas também seus filhos, e os filhos de seus filhos fazem até o dia de hoje como fizeram seus pais.