2Reis 16:10-20

O altar de Damasco

10) Então o rei Acaz foi a Damasco para se encontrar com Tiglate-Pileser, rei da Assíria e, vendo o altar que estava em Damasco, enviou ao sacerdote Urias a figura do altar, e o modelo exato de toda a sua obra.
11) E Urias, o sacerdote, edificou o altar conforme tudo o que o rei Acaz lhe tinha enviado de Damasco, assim o fez o sacerdote Urias, antes que o rei Acaz viesse de Damasco.
12) Tendo o rei vindo de Damasco, viu o altar e, acercando-se do altar, ofereceu sacrifício sobre ele
13) queimou o seu holocausto e a sua oferta de cereais, derramou a sua libação, e espargiu o sangue dos seus sacrifícios pacíficos sobre o altar.
14) E o altar de bronze, que estava perante o Senhor, ele o tirou da parte fronteira da casa, de entre o seu altar e a casa do Senhor, e o colocou ao lado setentrional do seu altar.
15) E o rei Acaz ordenou a Urias, o sacerdote, dizendo: No grande altar queima o holocausto da manhã, como também a oferta de cereais da noite, o holocausto do rei e a sua oferta de cereais, o holocausto de todo o povo da terra, a sua oferta de cereais e as suas libações e todo o sangue dos holocaustos, e todo o sangue dos sacrifícios espargirás nele porém o altar de bronze ficará ao meu dispor para nele inquirir.
16) Assim fez Urias, o sacerdote, conforme tudo quanto o rei Acaz lhe ordenara.
17) Também o rei Acaz cortou as almofadas das bases, e de cima delas removeu a pia tirou o mar de sobre os bois de bronze, que estavam debaixo dele, e o colocou sobre um pavimento de pedra.
18) Também o passadiço coberto para uso no sábado, que tinham construído na casa, e a entrada real externa, retirou da casa do Senhor, por causa do rei da Assíria.
19) Ora, o restante dos atos de Acaz, e o que fez porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá?
20) E dormiu Acaz com seus pais, e com eles foi sepultado na cidade de Davi. E Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.