2Reis 14:1-16

Amazias mata os assassinos de seu pai

1) No segundo ano de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, começou a reinar Amazias, filho de Joás, rei de Judá.
2) Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jeoadim, de Jerusalém.
3) E fez o que era reto aos olhos do Senhor, ainda que não como seu pai Davi fez, porém, conforme tudo o que fizera Joás, seu pai.
4) Contudo os altos não foram tirados o povo ainda sacrificava e queimava incenso neles.
5) Sucedeu que, logo que o reino foi confirmado na sua mão matou aqueles seus servos que haviam matado o rei, seu pai
6) porém os filhos dos assassinos não matou, segundo o que está escrito no livro da lei de Moisés, conforme o Senhor deu ordem, dizendo: Não serão mortos os pais por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais mas cada um será morto pelo seu próprio pecado.
7) Também matou dez mil edomitas no Vale do Sal, e tomou em batalha a sela e chamou o seu nome Jocteel, nome que conserva até hoje.
8) Então Amazias enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vem, vejamo-nos face a face.
9) Mandou, porém, Jeoás, rei de Israel, dizer a Amazias, rei de Judá: O cardo que estava no Líbano mandou dizer ao cedro que estava no Líbano: Dá tua filha por mulher a meu filho. Mas uma fera que estava no Líbano passou e pisou o cardo.
10) Na verdade feriste Edom, e o teu coração se ensoberbeceu gloria-te disso, e fica em tua casa pois, por que te entremeterias no mal, para caíres tu, e Judá contigo?
11) Amazias, porém, não o quis ouvir. De modo que Jeoás, rei de Israel, subiu e ele e Amazias, rei de Judá, viram-se face a face, em Bete-Semes, que está em Judá.
12) Então Judá foi derrotado diante de Israel, e fugiu cada um para a sua tenda.
13) E Jeoás, rei de Israel, aprisionou Amazias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Acazias, em Bete-Semes e, vindo a Jerusalém, rompeu o seu muro desde a porta de Efraim até a porta da esquina, quatrocentos côvados.
14) E tomou todo o ouro e a prata e todos os vasos que se achavam na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, como também reféns, e voltou para Samária.
15) Ora, o restante dos atos de Jeoás, o que fez, e o seu poder, e como pelejou contra Amazias, rei de Judá, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel?
16) E dormiu Jeoás com seus pais, e foi sepultado em Samária, junto aos reis de Israel. Jeroboão, seu filho, reinou em seu lugar.