Rute 1.6-18

Dedicação e promessa de Rute

6) Então se levantou ela com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que e Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7) Pelo que saiu de lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá,
8) disse Noêmi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo.
9) O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a voz e choraram.
10) E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo para o teu povo.
11) Noêmi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos?
12) Voltai, filhas minhas ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos.
13) esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
14) Então levantaram a voz, e tornaram a chorar e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15) Pelo que disse Noêmi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses volta também tu após a tua concunhada.
16) Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu e onde quer que pousares, ali pousarei eu o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.
17) Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18) Vendo Noêmi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso.