Lucas 8:26-39

Curou endemoninhado geraseno

26) Apontaram à terra dos gerasenos, que está defronte da Galiléia.
27) Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros.
28) Quando ele viu a Jesus, gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.
29) Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito tempo que se apoderara dele e guardavam-no preso com grilhões e cadeias mas ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
30) Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião porque tinham entrado nele muitos demônios.
31) E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo.
32) Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos rogaram-lhe, pois que lhes permitisse entrar neles, e lho permitiu.
33) E tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos e a manada precipitou-se pelo despenhadeiro no lago, e afogou-se.
34) Quando os pastores viram o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.
35) Saíram, pois, a ver o que tinha acontecido, e foram ter com Jesus, a cujos pés acharam sentado, vestido e em perfeito juízo, o homem de quem havia saído os demônios e se atemorizaram.
36) Os que tinham visto aquilo contaram-lhes como fora curado o endemoninhado.
37) Então todo o povo da região dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles porque estavam possuídos de grande medo. Pelo que ele entrou no barco, e voltou.
38) Pedia-lhe, porém, o homem de quem haviam saído os demônios que o deixasse estar com ele mas Jesus o despediu, dizendo:
39) Volta para tua casa, e conta tudo quanto Deus te fez. E ele se retirou, publicando por toda a cidade tudo quanto Jesus lhe fizera.