Lucas 21:5-19

Prega sobre o princípio das dores

5) E falando-lhe alguns a respeito do templo, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse ele:
6) Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada.
7) Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?
8) Respondeu então ele: Acautelai-vos não sejais enganados porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu e: O tempo é chegado não vades após eles.
9) Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas mas o fim não será logo.
10) Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino
11) e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
12) Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.
13) Isso vos acontecerá para que deis testemunho.
14) Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa
15) porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer.
16) E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues e matarão alguns de vós
17) e sereis odiados de todos por causa do meu nome.
18) Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça.
19) Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.