Juízes 9:7-21

A parábola de Jotão

7) Jotão, tendo sido avisado disso, foi e, pondo-se no cume do monte Gerizim, levantou a voz e clamou, dizendo: Ouvi-me a mim, cidadãos de Siquém, para que Deus: vos ouça a vos.
8) Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós.
9) Mas a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, para ir balouçar sobre as árvores?
10) Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós.
11) Mas a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, para ir balouçar sobre as árvores?
12) Disseram então as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós.
13) Mas a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, para ir balouçar sobre as árvores?
14) Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós.
15) O espinheiro, porém, respondeu às árvores: Se de boa fé me ungis por vosso rei, vinde refugiar-vos debaixo da minha sombra mas, se não, saia fogo do espinheiro, e devore os cedros do Líbano.
16) Agora, pois, se de boa fé e com retidão procedestes, constituindo rei a Abimeleque, e se bem fizestes para com Jerubaal e para com a sua casa, e se com ele usastes conforme o merecimento das suas mãos
17) (porque meu pai pelejou por vós, desprezando a própria vida, e vos livrou da mão de Midiã
18) porém vós hoje vos levantastes contra a casa de meu pai, e matastes a seus filhos, setenta homens, sobre uma só pedra e a Abimeleque, filho da sua serva, fizestes reinar sobre os cidadãos de Siquém, porque é vosso irmão)
19) se de boa fé e com retidão procedestes hoje para com Jerubaal e para com a sua casa, alegrai-vos em Abimeleque, e também ele se alegre em vós
20) mas se não, saia fogo de Abimeleque, e devore os cidadãos de Siquém, e a Bete-Milo e saia fogo dos cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, e devore Abimeleque.
21) E partindo Jotão, fugiu e foi para Beer, e ali habitou, por medo de Abimeleque, seu irmão.