Juízes 7:34-49

Abimeleque vence Gaal e os siquemitas

34) Levantou-se, pois, de noite Abimeleque, e todo o povo que com ele havia, e puseram emboscadas a Siquém, em quatro bandos.
35) E Gaal, filho de Ebede, saiu e pôs-se à entrada da porta da cidade e das emboscadas se levantou Abimeleque, e todo o povo que estava com ele.
36) Quando Gaal viu aquele povo, disse a Zebul: Eis que desce gente dos cumes dos montes. Respondeu-lhe Zebul: Tu vês as sombras dos montes como se fossem homens.
37) Gaal, porém, tornou a falar, e disse: Eis que desce gente do meio da terra também vem uma tropa do caminho do carvalho de Meonenim.
38) Então lhe disse Zebul: Onde está agora a tua boca, com a qual dizias: Quem é Abimeleque, para que o sirvamos? Não é esse, porventura, o povo que desprezaste. Sai agora e peleja contra ele!
39) Assim saiu Gaal, à frente dos cidadãos de Siquém, e pelejou contra Abimeleque.
40) Mas Abimeleque o perseguiu, pois Gaal fugiu diante dele, e muitos caíram feridos até a entrada da porta.
41) Abimeleque ficou em Arumá. E Zebul expulsou Gaal e seus irmãos, para que não habitassem em Siquém.
42) No dia seguinte sucedeu que o povo saiu ao campo disto foi avisado Abimeleque,
43) o qual, tomando o seu povo, dividiu-o em três bandos, que pôs de emboscada no campo. Quando viu que o povo saía da cidade, levantou-se contra ele e o feriu.
44) Abimeleque e os que estavam com ele correram e se puseram à porta da cidade e os outros dois bandos deram de improviso sobre todos quantos estavam no campo, e os feriram.
45) Abimeleque pelejou contra a cidade todo aquele dia, tomou-a e matou o povo que nela se achava e, assolando-a, a semeou de sal.
46) Tendo ouvido isso todos os cidadãos de Migdol-Siquém, entraram na fortaleza, na casa de El-Berite.
47) E contou-se a Abimeleque que todos os cidadãos de Migbol-Siquém se haviam congregado.
48) Então Abimeleque subiu ao monte Zalmom, ele e todo o povo que com ele havia e, tomando na mão um machado, cortou um ramo de árvore e, levantando-o, pô-lo ao seu ombro, e disse ao povo que estava com ele: O que me vistes fazer, apressai-vos a fazê-lo também.
49) Tendo, pois, cada um cortado o seu ramo, seguiram a Abimeleque e, pondo os ramos junto da fortaleza, queimaram-na a fogo com os que nela estavam de modo que morreram também todos os de Migdol-Siquém, cerca de mil homens e mulheres.