Juízes 7:22-33

A conspiração de Gaal

22) Havendo Abimeleque reinado três anos sobre Israel,
23) Deus suscitou um espírito mau entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém e estes procederam aleivosamente para com Abimeleque
24) para que a violência praticada contra os setenta filhos de Jerubaal, como também o sangue deles, recaíssem sobre Abimeleque, seu irmão, que os matara, e sobre os cidadãos de Siquém, que fortaleceram as mãos dele para matar a seus irmãos.
25) E os cidadãos de Siquém puseram de emboscada contra ele, sobre os cumes dos montes, homens que roubavam a todo aquele que passava por eles no caminho. E contou-se isto a Abimeleque.
26) Também veio Gaal, filho de Ebede, com seus irmãos, e estabeleceu-se em Siquém e confiaram nele os cidadãos de Siquém.
27) Saindo ao campo, vindimaram as suas vinhas, pisaram as uvas e fizeram uma festa e, entrando na casa de seu deus, comeram e beberam, e amaldiçoaram a Abimeleque.
28) E disse Gaal, filho de Ebede: Quem é Abimeleque, e quem é Siquém, para que sirvamos a Abimeleque? não é, porventura, filho de Jerubaal? e não é Zebul o seu mordomo? Servi antes aos homens de Hamor, pai de Siquém pois, por que razão serviríamos nós a Abimeleque?
29) Ah! se este povo estivesse sob a minha mão, eu transtornaria a Abimeleque. Eu lhe diria: Multiplica o teu exército, e vem.
30) Quando Zebul, o governador da cidade, ouviu as palavras de Gaal, filho de Ebede, acendeu-se em ira.
31) E enviou secretamente mensageiros a Abimeleque, para lhe dizerem: Eis que Gaal, filho de Ebede, e seus irmãos vieram a Siquém, e estão sublevando a cidade contra ti.
32) Levanta-te, pois, de noite, tu e o povo que tiveres contigo, e põe-te de emboscada no campo.
33) E pela manhã, ao nascer do sol, levanta-te, e dá de golpe sobre a cidade e, saindo contra ti Gaal e o povo que tiver com ele, faze-lhe como te permitirem as circunstâncias.